Gil Ferreira estreia “Saudade à Viola, Tocar Palavras Nossas”

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

A partir de 1 de janeiro, no primeiro dia de cada mês, será lançado um novo tema nas plataformas digitais de distribuição de música

Gil Ferreira estreou o seu videoclipe de apresentação do “Saudade à Viola, Tocar Palavras Nossas” no dia 1 de dezembro. O projeto trata-se de uma viagem de afeto pela canção da saudade e da portugalidade por excelência: o Fado. O conceito base de “Saudade à Viola” reside no destacar a música da palavra, de fados do reportório de Amália Rodrigues, através de arranjos inéditos para guitarra clássica, da autoria do compositor Nuno Peixoto de Pinho.

“Nem às Paredes Confesso”, música original de Ferrer Trindade e Artur Ribeiro com letra de Max, foi a faixa escolhida para o videoclipe de apresentação do projeto. O tema, originalmente celebrizado na voz de Tristão da Silva, viria a conhecer a sua internacionalização na voz de Amália Rodrigues; sendo ainda hoje um tema reconhecido pelo Mundo onde haja um português.

“Saudade à Viola” compõe-se de uma tríade de ações, nomeadamente a gravação dos arranjos e a sua disponibilização nas plataformas de distribuição digital de música, a publicação das partituras dos arranjos e um espetáculo participativo ao vivo no formato de concerto comentado e declamado.

O projeto foca-se numa homenagem à língua portuguesa e às suas comunidades, à poesia e aos poetas de Portugal, ao Fado e, naturalmente, à sua diva de sempre, Amália.

“Este é sobretudo um projeto de afeto à língua pátria, aos principais elementos simbólicos da portugalidade e uma extraordinária oportunidade para viajar pelas paisagens sonoras e poéticas do Fado” – Gil Ferreira

Veja aqui o videoclipe que estreou no dia 1 de dezembro:

Todo o desenvolvimento do projeto pode ser acompanhado em www.gilferreira.pt  e nas redes sociais associadas.