O delegado Regional do Norte do Instituto do Emprego e Formação Profissional, IP (IEFP), César Ferreira, entregou as medalhas de excelência e os certificados de participação aos 36 concorrentes da área de abrangência do Centro de Emprego e Formação Profissional de Entre Douro e Vouga que participaram naquela que foi a maior edição já realizada do Campeonato Nacional das Profissões.
Durante a cerimónia, César Ferreira destacou o desempenho da região Norte, que participou com a maior comitiva da edição de 2024, composta por 186 jovens, dos quais 89 foram medalhados. “Estes números são um sinal inequívoco da excelência da formação profissional na nossa região. O desafio agora é conquistar medalhas no Campeonato da Europa, em 2025, e no Campeonato do Mundo, em 2026. Temos o talento e temos de o mostrar ao mundo”, referiu.
Com esta sessão, o IEFP quis reconhecer publicamente os jovens talentos que alcançam o sucesso através da via profissionalizante. Na ocasião, Fátima Bastos, directora adjunta do Centro de Emprego e Formação Profissional de Entre Douro e Vouga, apresentou o plano estratégico para 2025-2028.
Os jovens medalhados
Leonor Silva, formanda do CEFP de Entre Douro e Vouga e concorrente na profissão de Cabeleireira, que conquistou uma Medalha de Ouro no Campeonato Nacional das Profissões, descreve a sua participação como “uma experiência inesquecível”, destacando o ambiente vivido durante o evento, bem como a aprendizagem do trabalho sob pressão.
Leandro Gonçalves, da mesma instituição e concorrente na profissão de Electricidade e Instalações, considerou a experiência “muito interessante”, sobretudo ao nível profissional.
Leia o artigo na íntegra na edição nº398 do nosso jornal.