Jovens Artistas do AEMGA expõem talento na Junta de Espinho

A Galeria da Junta de Freguesia de Espinho inaugurou, na passada sexta-feira, 22 de maio, a exposição “As ARTES no AEMGA 2026”. A mostra reúne trabalhos realizados pelos alunos dos 10.º, 11.º e 12.º anos do curso de Artes Visuais do Agrupamento de Escolas Manuel Gomes de Almeida (AEMGA), no âmbito das disciplinas de Desenho e Oficina de Artes.

A cerimónia de abertura contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Espinho, Jorge Mendes Ratola, do Vereador da Cultura, André Guimarães, e do Presidente da Junta de Freguesia de Espinho, Vasco Alves Ribeiro, além do Diretor do Agrupamento, José Ilídio Sá.

Na abertura da exposição, a professora Alzira Relvas, que, juntamente com o professor João Gil da Costa, coordena os jovens artistas destacou a excelência do espaço expositivo, situado no “coração da cidade”, e sublinhou a exigência técnica e cognitiva do trabalho desenvolvido em sala de aula. “Saber desenhar aprende-se fazendo, copiando e errando”, afirmou a docente, enfatizando o esforço dos alunos que chegam a realizar “praticamente um trabalho por dia”.

A exposição assume um caráter especial para os alunos do 12.º ano, servindo como uma “despedida” antes do ingresso no ensino superior, onde poderão encontrar o seu caminho nas artes. Entre as diversas peças de pintura, desenho e escultura, o evento de inauguração foi ainda abrilhantado por uma performance artística de um aluno que fundiu as artes plásticas com a dança, ao som de Zeca Afonso.

Para além do rigor técnico, a professora Alzira Relvas convidou os visitantes a lerem as explicações que acompanham alguns trabalhos mais conceptuais, de forma a compreenderem a mensagem que os alunos pretendem comunicar. A docente deixou ainda um agradecimento especial à comunidade escolar e aos pais que colaboraram na montagem da logística da exposição.

A exposição “As ARTES no AEMGA 2026” apresenta trabalhos de “altíssima qualidade” e estará aberta ao público na Galeria da Junta de Freguesia de Espinho até ao dia 3 de junho.

Artigos Relacionados