Travanca: António da Silva comemorou 92 anos de vivências

António Moreira da Silva, celebrou 92 primaveras no dia 16 de Novembro, passado sábado, em Travanca, Santa Maria da Feira. À conversa com o ancião foram explorados os segredos de uma longevidade admirável. Com cinco filhos, oito netos e oito bisnetos, revelou que “viver em harmonia com a família é a sua maior felicidade”.

Os familiares não podiam deixar passar em branco um dia tão especial para o homem que os guiou em todos os momentos das suas vidas, e que ainda hoje está presente para `os servir´ em tudo o que puder.
Aquando da chegada à casa da família, a alegria, o entusiasmo, e a festa era tal, que o Jornal N passou despercebido. A questão era: onde está António da Silva? Reconhecemos que tivemos alguma dificuldade em perceber quem era o nonagenário.
Com um discurso fluente, positivo e sorridente, António da Silva confessou que “há dias melhores, há dias piores”. “O tempo ajudando uma pessoa vai andando, e a vida é mesmo assim”, disse o ancião com amabilidade.
Sapateiro de profissão durante cerca de 40 anos, António da Silva relatou na primeira pessoa que, hoje em dia, o que lhe dá ser e actividade é “cozinhar ao almoço e ao jantar para os seus filhos”.
O nonagenário explicou ao N que “é assim que vai passando o seu tempo, embora as tardes custam mais um pouco a passar.” Todavia, rapidamente, explicou de que forma contraria as suas tardes, entediantes: “vai dar uma voltinha, ao mesmo tempo que faz um pouco de exercício físico e a digestão”, afirmou, dizendo que “assim passa o tempo”.
António da Silva, explicou com satisfação e orgulho o percurso pormenorizado que faz a pé pela zona do Cavaco, perto da sua residência, e muitas das vezes “vai até ao centro de Santa Maria da Feira”.

Leia o artigo na íntegra na edição nº395 do nosso jornal.

Artigos Relacionados