No dia 27 de Abril de 2025, a cidade de Esmoriz vestiu-se de gala (com um longo dia soalheiro a acompanhar) para celebrar o 94.º aniversário da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Esmoriz, numa jornada repleta de cerimónias que marcaram a história e a dedicação desta instituição.
Manhã de homenagens e reverência
As comemorações tiveram início às 08h30, no quartel dos Bombeiros Voluntários de Esmoriz, com o solene hastear das bandeiras, um momento de respeito e orgulho para todos os presentes. Às 9h, o Parque de Viaturas do quartel transformou-se num espaço de oração, acolhendo uma missa em honra dos bombeiros e da sua missão.
A memória dos que partiram foi honrada às 10h, com uma emotiva romagem ao cemitério de Esmoriz, onde foi prestada homenagem aos bombeiros falecidos, recordando o seu sacrifício e dedicação.
O espírito de união e colaboração com a comunidade foi evidenciado com o hastear das bandeiras nas Juntas de Freguesia locais: Esmoriz, Maceda e Cortegaça.
A manhã culminou com um desfile motorizado que percorreu as terras de Esmoriz, levando a celebração até à Praia de Cortegaça e regressando pela Praia de Esmoriz (Praia), antes da chegada ao quartel por volta das 12h15.
Tarde de reconhecimento, bênçãos e discursos
A tarde abriu com a formatura no quartel às 14h30, um momento de alinhamento e aprumo da corporação. Às 14h45, as entidades convidadas foram recebidas com a habitual hospitalidade dos Bombeiros de Esmoriz.
Um dos pontos altos da cerimónia foi a condecoração em parada, às 15h00, onde foram reconhecidos os actos de bravura e o serviço exemplar de bombeiros e outras personalidades. Seguiu-se, às 15h45, a bênção das viaturas e equipamentos, um momento de fé e protecção para as ferramentas de trabalho dos bombeiros.
A celebração continuou com um desfile apeado e motorizado junto ao quartel, demonstrando a força e a prontidão da corporação, culminando numa sessão solene no Parque de Viaturas às 16h, onde discursos emocionados e palavras de agradecimento ecoaram.
José Pinto, presidente da Assembleia Geral, foi o primeiro a discursar: começou por agradecer a bravura e serviço público da corporação. Saudou depois um desfile que considera estar “cada vez mais bonito”. Por fim, deixou uma palavra especial de agradecimentos às mulheres que compõem a corporação e os órgãos sociais, contribuindo para uma associação mais coesa e inclusiva.
Tomou depois a palavra o comandante Jacinto Reis Oliveira: num discurso mais voltado para a gestão da organização, começou por traçar um diagnóstico quanto aos principais problemas dos bombeiros actualmente a nível europeu, elencando os incêndios, o recrutamento e o financiamento. Apesar de ser uma associação, dado o volume de negócios “falamos praticamente de uma empresa, que tem de tornar o seu negócio rentável”. Falou também da “necessidade de tornar a profissão mais atractiva”. Entre os objectivos a curto prazo estão “aumentar as certificações” e apresentar “uma taxa de crescimento anual de 25% a 30%”.
Dentre os elementos da associação, usou também da palavra o presidente da direcção, Jorge Marques. Começou por referenciar que a continuidade directiva está assegurada para o próximo mandato, em estrita defesa da “estabilidade da associação em defesa dos seus interesses”. Apelou depois a um momento de reflexão acerca das dificuldades de recrutamento de jovens para uma “actividade pouco reconhecida”. Para este ano, estão em curso investimentos em equipamentos (neste ponto agradeceu ao empresário Orlando Sá, presente na sessão, pela comparticipação), comunicações e formações. Paralelamente, continua a avançar “o projecto da década”: o novo campo de treinos, que se situará no lugar de Gondesende, essencial para a modernização da corporação.
Já Domingos Silva, em representação da Câmara Municipal de Ovar, desejou uma longa vida ao corpo de bombeiros: “Parabéns aos nossos Bombeiros Voluntários de Esmoriz pelos seus 94 anos de serviço às nossas pessoas. Na primeira linha da Protecção Civil Municipal, os Bombeiros de Esmoriz são a prova da entrega ao bem da nossa comunidade.
Esmoriz é grande, porque vós sois grandes. O concelho de Ovar é grande, porque vós fazeis parte dele. Longa vida aos nossos Bombeiros de Esmoriz. Honra e glória aos Bombeiros do Concelho de Ovar, de Aveiro e de Portugal.”, saudou.
O dia de festa encerrou com um lanche convívio às 18h30, um momento de confraternização entre bombeiros, familiares, amigos e a comunidade, celebrando 94 anos de serviço e dedicação.