No dia 22 de Março a Associação Cívica de Espinho (ACIVE) realizou um evento intitulado “E AGORA? – Reflexões para um território”, no auditório da Junta de Freguesia de Espinho. A abertura da sessão foi realizada pela presidente da Câmara Municipal de Espinho, Maria Manuel Cruz e pelo presidente da Junta de Freguesia de Espinho, Vasco Ribeiro.
O manifesto intitulado “POR ESPINHO – PARA ESPINHO” foi apresentado pela ACIVE nesta tarde de sábado e propõe uma “Nova Visão Estratégica” para a gestão do território municipal visando a interação de três eixos estratégicos, como a Economia, Sociedade e o Urbanismo.
Depois da abertura do evento, o documento foi apresentado publicamente seguindo-se um debate moderado pelo jornalista Luís Costa, que mais tarde se estendeu ao público. Entre os oradores estiveram Alberto Marques Baptista, Pedro Costa, Abel Coentrão e João Castelo. Em discussão esteve o estado actual do território local e o impacto de medidas como as propostas no manifesto “POR ESPINHO – PARA ESPINHO” para um futuro sustentado, que a ACIVE assume como um “território único e não como um somatório de freguesias”.
Segundo João Castelo, presidente da ACIVE a ideia base apresentada e que suscitou todas as intervenções foi “Descentralizar para Unir”, que significa “construir pontes e eliminar barreiras, para qualificar o território e assim o tornar atrativo à captação de população e de investimentos.”
O documento encontra-se disponível para consulta na página do Facebook da Associação.
											











