Os inúmeros métodos de pagamento que a UNICRE prevê que venha a surgir

Falar da História dos Pagamentos em Portugal é falar, obrigatoriamente, da UNICRE, marca que, desde a sua fundação, faz da inovação palavra de ordem.

A celebrar 50 anos de vida em 2025, é incontornável referir-se o papel pioneiro da UNICRE na introdução dos primeiros cartões de pagamento ou dos primeiros terminais de pagamento automático (TPA) em Portugal – e mais  tarde com o desenvolvimento de terminais de pagamento contactless, mas também no desenvolvimento de soluções transacionais digitais que vieram permitir que quem vende online sem site possa receber pagamentos de forma simples, segura e a custos mais reduzidos.

A UNICRE no presente

Depois de um século XX repleto de pontos altos, a UNICRE entrou no séc. XXI apostada em lançar o sistema transacional português no futuro e, nesse, sentido, procurou desenvolver, através da sua marca REDUNIQ, especialistas no desenvolvimento de soluções de pagamento físicas e online para Retalho, tecnologias de pagamento que não só acompanhem os hábitos de consumo dos portugueses, mas que também permitem aos negócios desenvolverem-se e prosperarem.

O papel da REDUNIQ nos pagamentos físicos

No lado dos pagamentos físicos, os retalhistas encontram na REDUNIQ uma série de soluções adaptadas à dimensão da sua faturação e  da sua atividade económica, como é o caso dos TPAs REDUNIQ Easy e REDUNIQ Smart e da APP REDUNIQ Soft.

Ao passo que o terminal REDUNIQ Easy foi desenvolvido a pensar em negócios de pequena dimensão e baixa faturação (a mensalidade é calculada em função do volume mensal do negócio) que pretendam aceitar pagamentos com cartões de crédito e débito nacionais e internacionais (marcas Visa, Mastercard e UnionPay) através de PIN, contactless e MB WAY e não terem receita mínima, período de fidelização, comissões e anuidade.  O TPA REDUNIQ Smart eleva a fasquia e lança as empresas num outro paradigma de operação.

Com este terminal, um retalhista pode tornar o seu negócio mais móvel e digital ao possibilitar que os seus clientes paguem com cartão, chip, MB WAY, Google Pay e Apple Pay, mas não só.

O REDUNIQ Smart permite a instalação de aplicações de gestão e faturação, entre as quais se encontra a APP Parcela Já com UNICRE que, na prática, dá aos clientes a possibilidade de fazerem pagamentos entre duas a seis prestações sem juros.

Se este terminal já parece e é inovador face às soluções de pagamento existentes no mercado nacional e internacional, a UNICRE revelou, um novo TPA que abre novos horizontes de mobilidade aos retalhistas: o REDUNIQ Soft.

Ao contrário dos dois anteriores, este terminal aparece sob a forma de uma APP que pode ser instalada no smartphone ou no tablet do retalhista transformando estes dispositivos em verdadeiros POS Android capazes de aceitar pagamentos por NFC, QR Code e Contactless em qualquer hora do dia e em qualquer lugar.

Pagamentos Online ajustados às necessidades dos negócios

Na atualidade, a economia digital está mais presente e forte do que nunca.

Em Portugal, cada vez mais consumidores e retalhistas olham para o E-commerce como uma excelente forma de, respetivamente, comprarem de forma mais simples e levarem um negócio sem uma grande parte dos custos que lhe estão associados.

Neste sentido, os novos retalhistas digitais encontram na REDUNIQ dois métodos de pagamento que lhes possibilitam navegar nas águas das transações online de forma tranquila e segura: o REDUNIQ@E-Commerce e o REDUNIQ@Payments.

Em termos práticos, o REDUNIQ@E-Commerce oferece a quem vende online através de um site próprio a possibilidade de passar a receber transações com cartões de débito e crédito Visa e Mastercard sem custos de adesão e com a vantagem de ainda usufruir da oferta de mensalidade.

Já no que diz respeito ao REDUNIQ@Payments, esta solução destina-se a quem vende online sem site e proporciona-lhe passar a receber pagamentos online através de um link por e-mail, SMS, WhatsApp, por referência Multibanco ou MB WAY com cartões Visa e Mastercard através de uma plataforma segura e otimizada para smartphones e tablets que pode gerar links de pagamento.

Este é o presente das transações em Portugal, mas que soluções e métodos de pagamento nos esperam no Futuro?

A resposta cabe a João Baptista Leite, Presidente da UNICRE.

O futuro dos pagamentos

Em entrevista à Forbes Portugal, o presidente da UNICRE afirma que, “num futuro não muito longínquo, podemos estar a falar de possibilitar pagamentos por voz e/ou por reconhecimento biométrico”.

A par destas inovações financeiras, o responsável não deixa de sublinhar o papel que a IA (Inteligência Artificial) terá ao longo dos próximos anos em vários aspetos da vida social e profissional, especialmente no que concerne à gestão de risco e à criação de “soluções mais acessíveis e personalizadas para os consumidores, melhorando a sua experiência de pagamento”.

Em específico, o responsável fala do impulso que a IA pode dar à segurança nos pagamentos, já que é uma tecnologia capaz de “processar grandes volumes de dados em tempo real, identificando padrões e potenciais atividades fraudulentas; de simplificar todo o processo, como a recolha e análise de dados ou a elaboração de relatórios, reduzindo possíveis erros e permitindo que os profissionais do setor se concentrem em tarefas mais estratégicas para o negócio”.

Para além disto, a IA poderá, igualmente, desempenhar um papel importante nos pagamentos internacionais e na conversão de moedas, dado que poderá ajudar a reduzir a complexidade e os custos associados a este tipo de transações e fornecer taxas de câmbio em tempo real.

Outra novidade que, como vimos anteriormente, já se encontra no portefólio da UNICRE, são as soluções “buy now, pay later” que permitem ao cliente parcelar os pagamentos das suas compras.

Com uma previsão de crescimento em cima da mesa, João Baptista Leite está crente que estes tipos de soluções de pagamento se vão desenvolver no sentido de corresponderem, cada vez mais, às necessidades dos retalhistas promovendo uma “experiência de pagamento mais inclusiva e conveniente”.

João Baptista Leite sublinha, ainda, o papel das fintech na aceleração da inovação no setor financeiro e, como não podia deixar de ser, o compromisso da UNICRE “em fornecer soluções de pagamento que sejam seguras, acessíveis e adaptadas às necessidades dos nossos clientes. Estamos entusiasmados com os próximos 50 anos e confiantes de que a UNICRE continuará a desempenhar um papel fundamental na evolução do sistema financeiro no futuro”.

Artigos Relacionados