A Cripta da Igreja de São João de Ver compôs-se para assistir à cerimónia de apresentação oficial das equipas de ciclismo do Sport Ciclismo de São João de Ver para a temporada de 2025: cadetes, juniores, sub-23 e masters foram as escalações que subiram a palco, tendo sido chamados um a um todos os elementos de cada uma das formações. O evento contou com representações institucionais de alto nível, como o presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo, Cândido Barbosa, o presidente de Junta de São João de Ver, Nuno Albergaria, e o vereador do Desporto da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, Mário Jorge Reis.
A primeira equipa a ser apresentada foi a Two Hundred Sports, a formação de masters do conjunto. O responsável pela equipa, em representação do grupo, explicou que este é um “projecto que surgiu de última hora, mas nem por isso menos motivado para alcançar resultados cada vez melhores”. Seguiram-se as equipas de cadetes e de juniores: em ambas, os responsáveis privilegiaram os aspectos formativos e humanos à obtenção de resultados. Por fim, foi apresentada a equipa de sub-23, que tem esta época como objectivo alcançar os melhores resultados possíveis nos campeonatos nacionais da categoria.
Nos discursos, começou por falar Fernando Vasco Costa, o grande mentor e impulsionador de toda a equipa. Espera da nova época “um capítulo recheado de desafios e união”, onde ambiciona continuar a “trajetória de crescimento, mantendo os valores do trabalho de equipa e do respeito sempre presentes”. Deu ainda uma menção especial a “dois pilares no nosso crescimento, Câmara Municipal de Santa Maria da Feira e a Moreira Congelados”.
Discursou depois Nuno Albergaria, num discurso orientado para o ciclismo enquanto marca identitária da freguesia: “uma modalidade com um legado a preservar”. Referiu-se ao Sport Ciclismo de S. João de Ver como “uma escola de campeões, uma das melhores do país”, com um trabalho notável apesar do “desrespeito pelos ciclistas nos treinos na estrada”. Além disso, destacou ainda os dirigentes da equipa, “também os melhores do país, exemplares na sua garra”.
Representante máximo do ciclismo federativo nacional, Cândido Barbosa recordou as passagens enquanto corredor pela freguesia. “Aqui gosta-se de ciclismo de uma forma muito emotiva.”, descreveu. Deixou posteriormente uma mensagem para os corredores, incitando-os a “aproveitar o momento, porque a carreira é muito curta”. Destacou depois o exemplo do clube em termos formativos para reforçar a necessidade nacional de “olhar para a formação de forma diferente”.
O último discurso da tarde foi de Mário Jorge Reis: o vereador do Desporto começou por destacar os sanjoanenses como “verdadeiros apreciadores da modalidade”. Quanto aos objetivos municipais para o ciclismo, reassumiu o fito de inaugurar uma pista de ciclismo no concelho “durante o próximo mandato”.

Tigres conquistam Taça Pecol com remontada
Com um ambiente de grande final no Estádio Municipal de Aveiro, Sporting de Espinho e Ovarense entraram em campo para