As empresas são feitas de pessoas e entre estas estão os líderes de equipas, sobre os quais recaem as responsabilidades para conduzir o trabalho a excelentes resultados. É certo que este efeito depende das funções e da performance de todos os colaboradores, mas são as pessoas que ocupam posições de liderança que gerem o talento e a estratégia para tirar o melhor partido do mesmo. Anabela Possidónio, coach e formadora no programa Liberty for Women – o programa desenvolvido pelo Conselho para a Diversidade, Equidade e Inclusão da Liberty Seguros na Europa para garantir a diversidade e igualdade de oportunidades de todos os colaboradores da seguradora – partilha cinco dicas para oPtimizar as capacidades dos líderes ou de pessoas que aspiram a essas posições.
- Autoconhecimento: Antes de conhecermos quem integra a nossa a equipa, é muito importante começarmos por nós próprios e conhecermo-nos. Para sabermos onde queremos chegar e definirmos um plano de ação, temos de ter consciência dos nossos pontos fortes e dos pontos a melhorar. É importante ir revisitando estes pontos com regularidade, pois tal como o contexto muda, também nós nos ajustamos e evoluímos. Além disso, é importante sabermos o que é que verdadeiramente nos apaixona. Quando encontramos este elemento, conseguimos ser muito mais felizes e motivados, potenciando a possibilidade de termos sucesso no longo prazo.
Na imagem – Anabela Possidónio
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