“Our Uniform” conquista Prémio Cidade de Espinho no Festival CINANIMA

Na noite do passado sábado, o auditório António Gaio encheu-se para encerrar a 47ª Edição do Festival de Cinema de Animação mais antigo do país – CINANIMA, organizado pela Cooperativa Nascente. Durante uma semana passaram por Espinho, e pelas telas dos espaços da cidade, realizadores e filmes nacionais e internacionais da área da animação. O último dia de festival contou também com a exibição do filme Os Salteadores de Abi Feijó.

O Prémio do Público foi atribuído à longa-metragem, que concorria em Internacional, Rosemary A.D. (After Dad) do americano Ethan Barrett. Na Competição Internacional de Longas-metragens o filme vencedor foi Four Souls of Coyotte, do realizador húngaro Áron Gauder. O filme vencedor da noite foi Our Uniform, da iraniana Yegane Moghaddam, que conquistou o Grande Prémio CINANIMA 2023- Prémio Cidade de Espinho.

 

Henrique Neves, presidente da Cooperativa Nascente, lembrou a caminhada do Festival iniciada em 1977 e a parceria, protocolada em 1990, com a Câmara Municipal de Espinho, para uma organização conjunta do Festival. Afirmou que as primeiras duas décadas foram “um período profícuo no crescimento do CINANIMA”, e deixou evidente que na discussão da marca Espinho, a Nascente e o Município devem “assumir a responsabilidade de defender e valorizar o CINANIMA enquanto património não só de Espinho, como também de Portugal e do mundo”.

 

Na imagem o realizador húngaro, Áron Gauder.

 

Leia o artigo completo na nossa edição impressa. 

Artigos Relacionados