Para assinalar o 25 de Abril
A iniciativa chegou a todo o território concelhio na tarde de 24 de Abril. Cerca de 500 origamis de papel em forma de pássaro – numa alusão à liberdade – foram espalhados pelos espaços públicos mais movimentados da cidade de Santa Maria da Feira e restantes freguesias e uniões de freguesias do concelho, contendo várias respostas à pergunta “Somos todos/as livres e iguais?”.
A iniciativa, do Plano Municipal para a Igualdade de Género e Não Discriminação em parceria com a Cooperativa Casa dos Choupos, através do Espaço Trevo, teve como objectivo motivar um exercício exploratório e de reflexão no âmbito do 25 de Abril, tendo como ponto de partida o artigo 1º da Declaração Universal dos Direitos Humanos, que estabelece que todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos.
“Mas seremos, efetivamente, todos/as iguais?”, questionam os promotores desta campanha, apresentando 25 respostas a esta pergunta, tendo como base dados estatísticos do estudo “Igualdade de Género em Portugal – Boletim Estatístico 2022” da Comissão para a Igualdade de Género.
Todas as juntas e uniões de freguesia do concelho foram desafiadas a acolher esta iniciativa que assinala o 25 Abril. Os origamis foram colocados na tarde de segunda-feira, 24 de Abril, e vão manter-se expostos nos dias seguintes. Foram ainda distribuídos folhetos informativos alusivos a esta campanha.