Ovar à mesa com memória, tradição e alma

A Confraria Gastronómica do Concelho de Ovar realizou o seu 12.º Grande Capítulo, numa cerimónia marcada pela valorização da gastronomia tradicional, pela presença de várias confrarias nacionais e estrangeiras e pela entronização de novos confrades embaixadores. O encontro juntou representantes do movimento confrádico, autarcas, convidados e entidades ligadas à cultura, à gastronomia e ao território. A cerimónia contou com a presença de várias confrarias, entre as quais a Confraria da Fogaça, a Confraria da Lampreia de Entre os Rios, a Confraria da Broa da Avanca, a Confraria do Arroz Doce, a Confraria da Caldeirada do Peixe e do Camarão de Espinho, a Confraria do Pão da Regueifa e do Biscoito de Valongo, a Confraria dos Rojões de Valga e a Confraria Gastronómica du Cep de la Pointe du Médoc, de França. O momento inicial incluiu uma evocação das tradições ligadas à identidade marítima de Ovar, com referência ao “bendito” e ao tradicional toque do búzio, habitualmente executados pelo confrade fundador Alberto Pinto. Por motivos de saúde, o confrade não pôde estar presente, tendo sido homenageado com uma salva de palmas, num gesto de reconhecimento pelo seu papel na preservação desta memória coletiva.

(Leia a reportagem completa na edição em papel do Jornal N)

Artigos Relacionados