Foto: Basqueiro Associação Cultural
O mais recente projecto do Festival Basqueiral pretende estimular a criatividade musical dos participantes com misturas improváveis. Candidaturas abertas até ao dia 31 de Outubro.
O Festival Basqueiral que desde 2017, numa co-organização da Basqueiro- Associação Cultural e do Museu de Lamas, que se realiza na Vila de Santa Maria de Lamas, tem vindo, ano após ano, através da sua extensão artística batizada de Basqueirart, a promover um conjunto de Residências Artísticas que procuram envolver a comunidade local e em especial as franjas da sociedade, normalmente, menos beneficiadas por esse tipo de projectos artísticos.
Em 2024, a extensão e a abrangência são as maiores de sempre, num total de quatro residências artísticas (uma delas já concluída) que contam com a participação da comunidade mais idosa da Vila, de um grupo de utentes com necessidades especiais da Cerci – Lamas, da classe operária da indústria transformadora da cortiça, mas também, num projecto extra concelhio, de todos os músicos da Região que manifestem interesse em participar através de uma candidatura aberta.
O desafio deste último projecto que terá como parceiro o Cineteatro – António Lamoso é, segundo a Organização, particularmente aliciante, pelos seus contornos pouco habituais, surgindo na sequência de um repto do Pelouro da Cultura do Município de Santa Maria da Feira ao Festival Basqueiral no sentido de procurar novos estímulos à criação musical local.
Leia o artigo na íntegra na edição nº391 do nosso jornal.