Abertura do Carnaval de Ovar “aviva tradições e promove a participação da comunidade”

Foto: CM Ovar

Arruada e espectáculo “Maior Roda de Samba da Europa” foram os destaques do primeiro dia de programação

Arrancou no último sábado o Carnaval de Ovar, numa edição que aposta fortemente na valorização das tradições e na participação da comunidade. Já na arruada de abertura, à rua saíram dois projectos comunitários e em destaque esteve o tradicional Dominó, que chegou reinventado e com vontade de conquistar todos os participantes. O Carnaval de Ovar 2025 quer bater recordes, tudo indica que o primeiro foi batido logo no primeiro dia, com a “Maior Roda de Samba da Europa”, que juntou 60 músicos.

“Estamos certos de que será uma excelente jornada carnavalesca, estão todos convidados para vivenciar tradições únicas e perceber o porquê de o nosso Carnaval ser diferente”, desafia Alexandre Rosas, vice-presidente da Câmara Municipal de Ovar, que acrescenta que esta edição quer “consolidar o Carnaval de Ovar como um dos maiores do país e da Europa, apostando, para isso, em eventos identitários, com forte envolvimento comunitário e revestidos de características únicas”.

Às principais ruas da cidade de Ovar chegou a folia, numa arruada cheia de ritmo e emoção com início na Praça da República. O momento contou com representantes de todos os Grupos e Escolas de Samba do Carnaval de Ovar, dos Gigantones e Cabeçudos de Ovar e da Associação Banda do Lau, da Associação Ida e Volta de Braga, do Grupo Trady Mupo de Zamora e do Grupo de Bombos de S. Mamede de Seroa. O anúncio do Carnaval de Ovar contou, ainda, com a apresentação, em primeira mão, das máscaras criadas na oficina criativa, promovida, recentemente, pela Câmara Municipal de Ovar e dinamizada por Carlos Gomes.

É no primeiro dia que se agarram as tradições. As(os) porta bandeiras de cada grupo envergaram um Dominó criado em especial para a ocasião. O objectivo é reavivar uma das tradições mais identitárias de Ovar e desafiar os ovarenses a criarem o seu próprio “gabão” e a ostentá-lo com o orgulho de quem veste a identidade vareira, nas muitas iniciativas do Carnaval de Ovar, em especial na noite a ele dedicada: A Noite Dominó. “Este ano pretende-se dar ênfase a uma figura icónica e misteriosa do Carnaval de Ovar – o Dominó com a sua máscara, apresentando novas leituras e versatilidades contemporâneas a este traje carnavalesco, que já teve um papel preponderante no nosso Carnaval”, adianta o vice-presidente.

A festa continuou no Mercado Municipal de Ovar. Depois de uma descarga de fogo de artifício, seguiu-se a Maior Roda de Samba da Europa. Um total de 60 músicos estiveram, frente a frente, numa mesa com mais de 25 metros, com o reportório de 20 músicas que contagiaram o público. É o resultado de um outro repto do Município de Ovar à comunidade, que se traduziu numa oficina, que decorre no Centro de Arte de Ovar. A Maior Roda de Samba do Mundo é do Rio de Janeiro. Na Europa, o melhor registo é de Madrid, com 39 elementos, número esse que Ovar fez questão de ultrapassar no sábado.

“O envolvimento dos vareiros no Carnaval é a principal causa do seu sucesso e, nesta senda, temos intensificado o trabalho com a comunidade, para que mergulhem nesta tradição, que a sintam como sua e sejam parte activa na festa”, destaca o autarca.

No sábado, as iniciativas carnavalescas arrancaram às 10h30 e decorrem durante todo o dia, com inúmeros momentos de animação musical, no centro da cidade, protagonizados pelos grupos que marcaram presença, à noite, na arruada. Destaque ainda para as exposições de cabeçudos e gigantones e de máscaras que estiveram patentes na Praça da República e no Largo Chafariz Neptuno, respectivamente.

Já a Aldeia do Carnaval abriu as portas para receber a visita encenada “ALEG(O)RIA” – Uma Leitura ao Carnaval de Ovar, protagonizada pelo artista Leandro Ribeiro, seguida da oficina para a criação de uma máscara decorada, promovida pelo Grupo de Passerelle “Melindrosas”. Há ainda outras datas disponíveis para uma experiência diferente nos bastidores do Carnaval de Ovar.

A festa de abertura do Carnaval de Ovar terminou no Mercado Municipal com o DJ Edgar Marquez.

Seguem-se 25 dias de folia. Às tradições identitárias, como os Grandes Corsos Carnavalescos, a Chegada do Rei, a Noite Dominó, o Desfile da Farrapada, o Carnaval das Crianças, o Baile Sénior e muito mais, junta-se um programa musical pensado para todos os públicos e que tem como pontos altos a Grande Noite Mágica, e a Programação do Espaço Folião. Com sete palcos e dezenas de espectáculos programados, destaque para nomes como Sandamí, Yves LaRock, Vini Vici, SippinPurpp, Profjam, Tiago Silva e Quim Barreiros.

Leia o artigo na íntegra na edição nº405 do nosso jornal.

Artigos Relacionados