44 propostas culturais ao longo de 2025
Sob o tema do Progresso, em 2025 o Cineteatro António Lamoso comemora 10 anos de reabertura após obras de requalificação. Para comemorar a efeméride, este equipamento cultural propõe uma programação “ainda mais arrojada e eclética”, que se estende da comédia à música, do circo à dança, da poesia ao teatro, mas também a espaço de exposição. A descentralização volta a estar na ordem do dia, com espectáculos espalhados pelos vários equipamentos culturais do concelho. Entre as novidades, a possibilidade de oferecer Cultura Presente para todos os espectáculos.
São 44 as propostas culturais que o Cine-teatro António Lamoso apresenta para 2025, ano em que comemora 10 anos de actividade cultural ininterrupta após obras de reabilitação. Uma década de programação cultural regular que se tem revelado essencial na construção de hábitos de consumo de bens culturais e no desenvolvimento de públicos.
Pensada para um público heterogéneo, a programação do próximo ano começa em grande com a dupla Camané e Mário Laginha, com o espectáculo “Aqui Está-se Sossegado”, na Tuna Musical Mozelense, no dia 4 de Janeiro. A escolha não foi por acaso. Laginha esteve presente no concerto de inauguração após as obras no Cine-teatro, em 2015. Volta agora com Camané, naquele que é o primeiro concerto do ano para ambos.
No âmbito do programa 3 Concertos, 3 Casas, que tem como principal objectivo a valorização do património, emmy Curl apresenta-se na Sala Polivalente da Escola Básica de São João de Ver a 8 de Janeiro. A 15, é a vez do espectáculo de música portuguesa de intervenção, “Canções do Sofá”, visitar a Casa da Cultura de Gião. No dia 22, “O Gajo”, projecto do músico João Morais, vai estar na Capela Nossa Senhora das Necessidades, em Nadais, Escapães.
Leia o artigo na íntegra na edição nº397 do nosso jornal.