Amadeu Albergaria tem 46 anos. É licenciado em Direito, mas há muito que deixou a advocacia para trás. Foi vereador do pelouro da Cultura, Desporto e Juventude da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, de 2003 a 2009, deputado pelo círculo de Aveiro na Assembleia da República durante 10 anos, vice-presidente do Grupo Parlamentar do PSD, presidente da Assembleia Municipal de Santa Maria da Feira e, há pouco mais de um ano e meio, é vereador das Obras Públicas e vice-presidente do município de Santa Maria da Feira.
Quando o questionamos sobre quem é Amadeu Albergaria, a resposta é muito mais simples que o seu trajecto profissional e político. “Amadeu Albergaria é um feirense, natural de São João de Ver, casado e pai de duas filhas, a Maria e a Leonor. Essencialmente é isso que me define”.
O que é que o levou à política?
Nunca tive ninguém próximo ligado à política, mas, desde muito cedo, interessei-me pelas questões do concelho da Feira. Na minha primeira infância a minha mãe tinha um supermercado e eu contactava sempre com muitas pessoas e ia ouvindo-as falar sobre muitos temas. Entretanto licenciei-me e, quando já estava a trabalhar, por um conjunto absolutamente excepcional de acontecimentos, acabei na Câmara Municipal de Santa Maria da Feira.
Leia a entrevista na íntegra na nossa edição impressa.