Artes em Itinerância soma e segue

O Artes em Itinerância, programa de descentralização cultural promovido pela Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, continua a oferecer Arte às freguesias de Santa Maria da Feira. Programado até ao dia 27 de Julho, o festival vai passar nos próximos dias 29 e 30 de Junho pela freguesia de Paços de Brandão.

No dia 29, às 20h00 e às 23h00 é possível assistir a “Esta Pessoa Não Existe”, de Elisabete Sousa, no Salão Nobre da Junta de Freguesia.

A instalação “Esta Pessoa Não Existe” desvenda um diálogo sem precedentes entre realidades distintas. Fundindo descobertas científicas recentes com elementos de ficção e tecnologia avançada, a obra explora a comunicação complexa entre espécies, desde a subtil interacção entre abelhas e plantas até os enigmáticos chamados das baleias. Seres imaginados enriquecem a experiência, como entidades que comunicam através de olhos que projetam imagens ou através de secretas emissões líquidas.

Em paralelo, uma superinteligência artificial – AGI – introduz uma nova dimensão de interação, conversando através de “Flan Mar”, uma linguagem cocriada pela artista e ChatGPT4. Esta instalação convida os visitantes a mergulhar nas profundezas das comunicações interespécies, questionando as fronteiras do conhecido e imaginando o que pode ser possível no futuro.

Quem quiser, pode também assistir no dia 30, às 15h00 e às 18h00.

Ainda no dia 29, às 22h00, no Largo do Arraial, o espectáculo de Arte de Rua 02 [Oxigénio] vai apresentar uma performance em andas que, através das linguagens do teatro físico e das formas animadas, convida o espectador a uma reflexão sobre como poderia sobreviver uma sociedade, onde a tecnologia desvanece as relações humanas e o acesso ao oxigénio se torna um luxo.

Um projecto de arte pública intercultural que nasce, em inícios de 2019, na cidade de Macau, onde registos de níveis alarmantes de partículas poluentes começam a ser recorrentes. Um cenário idílico, mas por razões inapropriadas, para a criação de uma obra que surge com o intuito de sensibilizar os demais a uma cada vez maior necessidade de se encontrar práticas sustentáveis como forma de superar as adversas alterações ambientais que se tornaram, hoje em dia, transversais a todos.

 

Artigos Relacionados