A Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola Básica de Anta é presidida por Filipa Marques há cerca de um ano, mas já por ali anda há cinco. Na entrevista, a presidente da associação falou sobre o papel da entidade e das dificuldades com que se deparam diariamente, bem como, o trabalho que desenvolvem e as perspectivas do futuro das crianças. Filipa Marques deixou ainda um apelo dirigido aos pais, para que participem mais activamente na vida escolar dos seus filhos.
“O nosso trabalho é tentar criar uma ligação entre as várias entidades que desempenham funções mas não comunicam, transmitindo a perspectiva dos pais e do aluno”
Qual é o papel da Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola Básica de Anta?
Filipa Marques: O papel da Associação de Pais tem a ver com a defesa daquilo que são os direitos das crianças e dos pais dentro da escola. Procuramos ser um elemento aglutinador de todas as entidades que compõe a comunidade escolar, desde os pais e as crianças, à própria escola, ao agrupamento e à Câmara Municipal. O nosso trabalho é tentar criar um ligação entre as várias entidades que desempenham funções mas não comunicam, transmitindo a perspectiva dos pais e do aluno.
Leia a entrevista na íntegra na nossa edição impressa.