Cinquentenário da Biblioteca de S. Paio de Oleiros

A Biblioteca Pública de São Paio de Oleiros assinalou o seu cinquentenário com um almoço no Sabor da Telha, na mesma freguesia. O encontro juntou cerca de uma centena de associados e simpatizantes da instituição. Maximino Costa, presidente de Junta de São Paio de Oleiros, e Gil Ferreira, vereador da Cultura da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, marcaram presença, sentando-se ao lado de Carla Ribeiro, um dos elementos da direcção da biblioteca.

Em declarações ao N, Carla Ribeiro destacou um “encontro do agrado de todos”, num dia em que se assinalou também os três anos da instituição sem a sua figura de proa, o professor e poeta Anthero Monteiro.

No momento dos discursos, Carla Ribeiro fez a devida homenagem ao professor, enquanto relembrou algumas das actividades já realizadas e outras ainda a realizar neste ano civil. Aproveitando a presença dos órgãos autárquicos, a dirigente apelou ao facto de, a partir de Agosto, a biblioteca ficar novamente sem sede própria. Entende que a instituição tem sido negligenciada pela autarquia em favor de outras associações e colectividades. “Perante a relevância das nossas actividades, seria digno termos um espaço.”, reforçou. Da parta da autarquia, a continuidade no actual espaço não foi dada como garantida, o que gera apreensão entre o corpo directivo de uma instituição com estatuto de Utilidade Pública.

Artigos Relacionados