Foto: Espinho TV
No dia 23 de Novembro decorreu a 2.ª Edição da Conferência Cultural dedicada ao tema “Arte Xávega: Caminhos de Futuro”, no auditório do Fórum de Arte e Cultura de Espinho (FACE). O evento foi promovido pela Confraria da Caldeirada de Peixe e Camarão de Espinho, com o apoio do Município de Espinho e deu destaque à importância da preservação desta tradição única e ainda viva no Concelho de Espinho.
De manhã aconteceu a sessão de abertura, onde marcou presença a presidente da Câmara Municipal de Espinho, Maria Manuel Cruz. O primeiro painel de oradores da conferência era composto por especialistas de diversas áreas, onde foram abordados temas como a monitorização da pesca, a biologia do camarão branco e a literacia do mar, com debates moderados por académicos e investigadores.
Na parte da tarde o segundo painel de oradores focou-se na sustentabilidade e salvaguarda da Arte Xávega. No debate do tema participaram a vereadora da Câmara Municipal de Espinho, Leonor Lêdo da Fonseca, representantes dos municípios de Ovar e Almada e do Instituto do Património.
Segundo o Município de Espinho, o evento foi “um marco na valorização da Arte Xávega, reforçando o compromisso da Confraria e da Câmara Municipal com a preservação das suas tradições.”, pode ler-se na página da autarquia.
Leia o artigo na íntegra na edição nº397 do nosso jornal.