Consumada transferência do Hospital e Centros de Saúde de Ovar para a ULS Entre Douro e Vouga

Na sequência de negociações conduzidas pelo presidente da Câmara, o Governo concordou em transferir o Hospital de Ovar e os Centros de Saúde do concelho da Unidade Local de Saúde (ULS) da Região de Aveiro, onde se encontravam, para a ULS de Entre Douro e Vouga (Feira). A decisão representa uma vitória para a população de Ovar, que fortemente se manifestou contra a referenciação a sul. Os utentes voltam assim a ser referenciados para norte, em termos de cuidados de saúde secundários, terciários e oncológicos. “Não foi esta Câmara nem este Governo que prejudicaram a saúde dos cidadãos de Ovar, mas foi esta Câmara e este Governo que resolveram o problema, a bem das pessoas”, refere Domingos Silva, sublinhando que se trata de uma “conquista significativa e merecida para o povo do concelho de Ovar”. Conforme acordado com o Governo, a transferência do Hospital de Ovar e dos Centros de Saúde do concelho para a ULS de Entre Douro e Vouga ocorrerá, no limite, até 1 de janeiro de 2025. Já a referenciação dos utentes do concelho de Ovar para norte tem efeitos imediatos.

Abaixo, remetemos as posições das diferentes forças partidárias com assento municipal, que nos foram gentilmente cedidas:

PS

“Desde a primeira hora nos opusemos à mudança de Ovar para Aveiro e contra ela lutámos. […] O nosso descontentamento com o Governo foi público e assumido, sem medo de ruturas, mesmo tratando-se de um Governo do Partido Socialista. (…)

PSD

“A Comissão Política do PSD Ovar congratula-se com o desfecho das negociações entre a Câmara Municipal de Ovar e o Governo, que garantiram: a) A transferência do Hospital de Ovar e dos Centros de Saúde de Ovar da ULS da Região de Aveiro para a ULS de Entre Douro e Vouga (Feira), no máximo até 01 de janeiro de 2025; (…)

Fernando Camelo de Almeida

“O Presidente da Câmara Municipal de Ovar, depois de levar o tema a reunião de Câmara, esta semana, assinou o acordo com o Governo, aceitando a delegação de competências na área da Saúde com a contrapartida dos Serviços de Saúde do Município serem integrados na ULS da Região de Entre o Douro e Vouga até 1 de janeiro de 2025 e da referenciação imediata dos utentes de Ovar para norte, para o Hospital de São Sebastião. (…)

Movimento 2030

“No que respeita ao auto de transferência de competências na saúde assinado pelo executivo da Câmara Municipal de Ovar, lamentamos que os munícipes de Ovar tenham sido induzidos em erro, ao ter sido dito publicamente que se tinha conseguido que Ovar integrasse a ULS de Entre Douro e Vouga (Feira) para, por fim, o próprio presidente da Câmara afirmar publicamente, na sessão da Assembleia Municipal, que se tratou apenas de ‘uma questão de convicção’, que ‘não é certo’ e, o mais grave, ‘que faltavam oito municípios para assinar o auto, para que o Governo recebesse setecentos milhões de euros do PRR e, se não assinássemos nós, eram outros que assinavam’. […]

PCP

  1. Sobre a integração do Hospital de Ovar e Centros de Saúde para a ULS de Entre Douro e Vouga:

– A população de Ovar já rejeitou o modelo ULS independentemente da sua localização em 2017, pela petição pública “Por um Hospital de Ovar de Proximidade, de Qualidade e com Autonomia”; (…)

 

Leia a notícia completa na nossa edição impressa. 

 

 

Artigos Relacionados