Dispositivo de Salvamento Aquático será inaugurado no primeiro dia de Março

Na passada semana num evento em Silvalde a presidente da Câmara Municipal de Espinho, Maria Manuel Cruz referiu o ponto de situação relativamente a várias obras esperadas pela população silvaldense. A data de inauguração do Dispositivo de Salvamento Aquático, a Escola Secundária Domingos Capela, o Centro de Saúde da Marinha e os parques infantis foram os temas abordados pela edil. 

Primeiramente, a presidente da Câmara Municipal de Espinho, Maria Manuel Cruz, quis reforçar “que Silvalde não está esquecido”.  A edil deu nota de que no próximo dia 1 de Março irá ser inaugurado o Dispositivo de Salvamento Aquático, situado na Praia dos Pescadores, junto ao Bairro Piscatório. Este será um equipamento pioneiro em Portugal e com protocolo com a Escola Nacional de Bombeiros para a concretização da primeira Escola de Formação de Salvamento Aquático. “Considero que este investimento vai colocar Silvalde no mundo porque é a primeira escola que vamos ter no país.”, afirmou. Entre outros equipamentos é “dotado de drone e sistema de video-vigilância de praias e em poucos minutos é possível alcançar toda a nossa costa.”, explicou.  “As nossas praias que são o nosso ex-líbris têm tudo para serem as mais seguras e as mais vigiadas.”, assegurou.

No que diz respeito à Escola Secundária Domingos Capela afirmou que irá ser requalificada. “Apesar, da Escola Domingos Capela que a todos nos envergonha, não ter sido contemplada quando a candidatámos, tenho a esperança de que ainda, com empréstimos próprios isso aconteça.”, disse Maria Manuel Cruz.  “Isso não impediu que o executivo avançasse com a requalificação daquela escola.”, continuou. “A escola vai ser requalificada!”, garantiu. Segundo a autarca está tudo encaminhado para que se possa chegar a bom porto. Existe projecto e a revisão do mesmo. A condicionante, por agora, é o parecer da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) no que diz respeito a incêndios. Maria Manuel Cruz disse ainda que a requalificação da escola irá permitir alavancar Silvalde e que as condições do estabelecimento de ensino e do novo pavilhão serão atractivas para trazer e fixar novos alunos. A edil garantiu também que caso “não sejam possíveis empréstimos” a requalificação “será feita com o orçamento municipal”.

Sobre o Centro de Saúde da Marinha de Silvalde explicou que o município tem andado “azarado”. A presidente do executivo do Município de Espinho disse que após uma alteração da lei, que fez com que o processo voltasse ao início, estão à espera do visto prévio.  “A empresa está contratada, está tudo contractado.”, garantiu.

Leia o artigo na íntegra na edição nº405 do nosso jornal.

Artigos Relacionados