Emídio Sousa, ex-presidente da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, e João Rui Ferreira, ex-presidente da APCOR – Associação Portuguesa da Cortiça e mozelense, foram confirmados na passada quinta-feira, 4 de Abril, como secretários de Estado do Ambiente e Economia, respectivamente, após o Presidente da República ter aceitado a lista de 41 secretários de Estado proposta pelo novo primeiro-ministro para o XXIV Governo português. Emídio Sousa foi presidente da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira entre 2013 e 2024. Com um mestrado em Administração Pública, integrou, entre 1986 e 2005, a empresa municipal Águas de Gaia.
João Rui Ferreira foi presidente da APCOR – Associação Portuguesa da Cortiça, entre 2012 e 2021. Com ligações empresariais a Argoncilhe, é membro do Conselho Estratégico Nacional do PSD, onde coordena a área dos Serviços Públicos e Reforma do Estado. Foi também presidente da Filcork – Associação Interprofissional da Fileira da Cortiça, do Ctcor – Centro Tecnológico da Cortiça e da Confederação Europeia da Cortiça. Tem mestrado e licenciatura em Engenharia Química e uma pós-graduação em Métodos Quantitativos em Gestão, programa avançado de Gestão.
Para além da Secretaria de Estado do Ambiente, o Ministério do Ambiente tem também a Secretaria de Estado da Energia, liderada pela investigadora Maria João Pereira. As Florestas e a Mobilidade passam para o Ministério da Agricultura e Pescas. Já o Ministério da Economia terá mais dois secretários de Estado: Pedro Machado, secretário de Estado do Turismo, e Lídia Bulcão, secretária de Estado do Mar.
Emídio Sousa e João Rui Ferreira tomaram posse na passada sexta-feira, no Palácio Nacional da Ajuda.
Na imagem- Emídio Sousa
Leia a notícia completa na nossa edição impressa.