Foto: O Jardim
No passado dia 20 de Outubro, a IPSS ‘O Jardim – Centro de Solidariedade Social de Canedo’ celebrou o 5.º convívio, que coincidiu com a celebração do 20.º aniversário da instituição. O almoço, com momentos de confraternização, música e dança, teve lugar no na Quinta da Boavista, em Louredo.
No discurso de encerramento do evento, o presidente da IPSS começou por relembrar todos os serviços sociais prestados pelo Jardim: “Quantas pessoas podiam estar aqui para manifestar gratidão pelos serviços já recebidos? Todavia, não podemos acomodar-nos e dizer que tudo está feito. Temos de continuar.”, afirmou.
De seguida, deixou algumas críticas à forma como estas instituições têm acesso a apoios do Estado – embora as IPSS sejam das entidades com mais benefícios fiscais (estatuto automática de pessoa colectiva de utilidade pública, isenção de IVA e IRC, facilidade em acordos de gestão) –, levantando problemas de sustentabilidade financeira: “Creio que a direcção não tem dúvidas como o Estado trata as mesmas: dando migalhas, fazendo caridade nas instituições, levando algumas a fecharem as portas, outras para níveis próximos da insolvência.”
Leia o artigo na íntegra na edição nº392 do nosso jornal.