“… a atitude é uma escolha nossa.”
Marta Sousa, natural de Seixezelo, escolheu Espinho para viver há cerca de 15 anos. A artista formada em arquitectura é apaixonada pela ilustração e lançou, no passado mês de Dezembro, o seu primeiro livro infantil intitulado “E Agora?”. Actualmente, a par da divulgação dos livros em escolas e bibliotecas, a artista está a trabalhar num novo projecto na Aldeia de Xisto, Ferraria de São João. O livro está à venda em várias livrarias de Norte a Sul do país. Em Espinho está disponível na Palavraria. O Jornal N esteve com a artista para conhecer tudo o que envolveu a criação do seu mais recente trabalho.
Foi neste espaço que nasceu o livro “E Agora?”?
Sim, foi no meu escritório que o grosso do livro foi feito. Às vezes também saio de casa para ter ideias. Anoto no meu bloco as primeiras pesquisas e começo a trabalhar a história.
Conte-nos um pouco da história relatada no seu livro
A história é sobre a importância da atitude perante um problema. É uma menina que quer aprender a brincar com o arco, o hulla-hoop, mas não consegue fazê-lo à primeira e, por isso, fala sobre as diferentes fases para lidar com a frustração, de aprender com os erros, de não desistir, ter confiança e acreditar. Ter uma atitude positiva pode ser aplicado a outros problemas relacionados com crianças como, por exemplo, aprender a apertar os atacadores. Se não conseguirmos à primeira, é importante ter perseverança. No livro digo que a atitude é uma escolha nossa.
Leia a entrevista completa na nossa edição impressa.