No dia 26 de Outubro o jovem espinhense Rickas venceu a edição de 2024 do Red Bull FrancaMente, em Lisboa. Depois desta vitória o sonho de uma carreira nos maiores palcos do país e do mundo pode estar mais próximo para Pedro Riquito aka Rickas. Este foi também o triunfo da persistência, já que o MC de Espinho era um dos reincidentes na fase final da competição, que contou com três jurados de peso: Valete, Kappa Jotta e Eva Rap Diva.
Uma noite intensa e plena de significado gerou o novo campeão português do rap de improviso: Rickas. Foi assim a final nacional do Red Bull FrancaMente, que reuniu no espaço lisboeta 8 Marvila, os 16 MCs previamente selecionados para uma sucessão de batalhas de rimas. O público respondeu ao apelo lançado com casa cheia e vibrou com as palavras em palco e as decisões de um trio de jurados que dispensa apresentações no panorama do rap português: Valete, Kappa Jotta e Eva Rap Diva.
Aos 14 talentos apurados nos Qualifiers do Porto e de Lisboa juntaram-se nesta final nacional dois MC wildcard que fizeram a ligação com a edição anterior da competição: SP Rocha e KD, respetivamente o Campeão e Vice-Campeão de 2023. Com a sessão a arrancar nos oitavos de final, a lógica repetiu-se ao longo da noite, com os MCs a serem desafiados por NTS com temas aleatórios e beats entregues pelo DJ Kronic.
A capacidade de improviso foi obviamente um forte ativo de todos os rappers presentes, que foram avaliados em cada momento pela construção, técnica, musicalidade e conteúdo das suas rimas.
Rickas (Pedro Riquito) encheu as medidas na grande final em que derrotou Leo (Leonardo Pires) numa simbólica batalha norte-sul. O MC de Espinho com 22 anos, apostou recentemente numa carreira profissional na música. Começou a rimar nas carruagens do Metro do Porto e ganhou embalagem nas batalhas de rua. Com a vitória no Red Bull FrancaMente diz-se “mais perto do sonho”, mas com os pés bem assentes na terra:” sinto que está tudo a acontecer no tempo certo e este é mais um passo. Ultimamente andava desaparecido e nem contava vir a lutar pelo título, agora sei que isso me ajudou a estar mais leve na noite decisiva”.
Leia o artigo na íntegra na edição nº393 do nosso jornal.