Gala do Desporto em “terra de campeões”

“Em terra de campeões”, a autarquia de Espinho entregou várias dezenas de galardões na Gala de Desporto, distinguindo Carlos Padrão por uma vida dedicada ao desporto. A EFE ‘Os Tigres’ venceu na categoria de associação e dirigente do ano. Destaque também para a equipa de Boccia do Sporting de Espinho e para o trabalho desenvolvido em prol da inclusão.

O Município de Espinho voltou a homenagear na Gala do Desporto do concelho de Espinho, que decorreu na noite de sábado, no Casino de Espinho, atletas, dirigentes, associações e outras personalidades espinhenses que, a nível individual ou coletivo, se destacaram durante a época desportiva 2023/2024.
Pretende-se com esta iniciativa promover e divulgar o desporto e a atividade física, bem como, distinguir todos aqueles que ao longo da época desportiva anterior (2023/2024), tenham desempenhado um papel preponderante no desenvolvimento do desporto no concelho, levando o nome da Cidade de Espinho além-fronteiras.
A presidente da Câmara, Maria Manuel Cruz abriu o evento “que celebra o melhor de Espinho, o esforço, a resiliência, união e superação dos limites, reconhecendo os méritos desportivos e as histórias por trás dessas conquistas”.
Sublinhando que a variedade de modalidades praticadas em Espinho, é “o reflexo de como o desporto é parte da identidade do concelho, fazendo vibrar os corações dos espinhenses”, a autarca destacou o projeto de desporto adaptado, desenvolvido em parceria da autarquia com o Sporting de Espinho e que este ano teve o seu ponto alto com a presença de dois atletas nos Jogos Paralímpicos.
O diretor regional do IPDJ – Norte, Vítor Dias, em representação da secretaria de Estado do Desporto também tomou a palavra sublinhando que “Espinho é uma terra de campeões, de desportistas, que nos últimos tempos, para além da atividade desportiva, tem tido um papel fundamental, com a aposta na promoção da ética e do fairplay no desporto”. O responsável lembrou que “a estratégia nacional para que o desporto faça parte da formação global dos cidadãos só se faz com o apoio dos municípios”.
Entregues galardões às dezenas de campeões espinhenses, destaque para os prémios atribuídos por nomeação.
A EFE ‘Os Tigres’ foi distinguida com o prémio de Associação Desportiva do Ano, com um dos seus responsáveis, João Vítor Pinhal, eleito dirigente do ano. O galardão para Equipa do Ano foi para a equipa de Boccia do Sporting Clube de Espinho composta por André Ramos, Ana Correia e João Pinto, treinados por André Tavares. André Ramos que além dos títulos nacionais conquistados, marcou presença nos Jogos Paralímpicos 2024, é o atleta do ano. O prémio de treinador do Ano foi para José Manuel Rocha, treinador de ginástica e trampolins da Associação Académica de Espinho, enquanto Maria Manuel Lopes, atleta de Kempo da Associação de Artes Marciais de Aveiro foi votada revelação do ano.
O último prémio da noite, de Reconhecimento Público e Homenagem, foi entregue a Carlos Padrão por 87 anos de vida dedicados a Espinho e ao desporto, aplaudidos de pé por todos os presentes. O ex-atleta, dirigente e ilustre espinhense subiu ao palco acompanhado dos filhos Nuno e Filipe Vitó, fazendo questão de lembrar os fundadores do Sporting de Espinho e da Associação Académica de Espinho, garantindo estar “muito feliz” por tudo o que aprendeu com eles. “Foi baseado nesses princípios que eduquei os meus filhos e levei os filhos e netos para o desporto, para que possam seguir o exemplo do seu pai e avô. É uma alegria imensa estar aqui”, garantiu.
A noite terminou com a promessa de que a Gala do Desporto regressa no próximo ano.

Artigos Relacionados