Generosidade disfarçada de festa

Foi no passado sábado que se realizou a 28.ª edição do Concurso das Sopas em São Miguel do Souto, dinamizado pela AJISCE (Associação Jovem De Intervenção Sócio-cultural E Ecológica). Ao evento, com três décadas de tradição, juntaram-se centenas de pessoas que não quiseram perder a oportunidade de provar, gratuitamente, as várias receitas das sopas locais. Ao todo, foram, pelo menos, 560 litros de sopa que se produziram para o certame.

Inserido nas festas em honra de São Miguel, o concurso reuniu na lista de participantes a AJISCE; União de Freguesias de Souto e Mosteirô; Banda de Música de Souto; Agrupamento de Escuteiros de Souto; Escola de Valrico; Romeiros de Souto; Escola de Badoucos; 4 Amigas do Ferral; Casal Convivas; Almisouto; Grupos de Jovens Os Samaritanos (com uma equipa feminina e outra masculina); quinta dos Colegas e Lavadeiras do Ferral. Cada um dos 14 participantes foi responsável pela reunião dos ingredientes, todos locais, e pela confecção das sopas. Cerca de 20 voluntários encarregaram-se da organização do espaço e da distribuição de comes e bebes, que acabariam por esgotar.

A edição deste ano contou com um júri de três elementos, constituído pelo vereador da Cultura, Gil Ferreira, por José N’gola, patrocinador habitual do Rancho da AJISCE, e pelo Jornal N, que elegeram como Melhor Sopa a confecção das 4 Amigas de Ferral. A Melhor Decoração foi atribuída à Almisouto, e o prémio para a Melhor Coreografia foi entregue às Lavadeiras do Ferral, que, vestidas a rigor, brindaram os presentes com dois fados.

O Concurso das Sopas podia ser um outro concurso qualquer, não fosse a generosidade de cada um dos participantes distribuírem, gratuitamente, a sua sopa por todos aqueles que as queiram provar. Um exemplo a reter nos dias que correm.

 

Leia a notícia completa na nossa edição impressa. 

Artigos Relacionados