Greve pela carreira dos Técnicos Auxiliares de Saúde

Dezenas de profissionais de saúde marcaram presença numa manifestação realizada junto do Hospital de São Sebastião – organizada pelo Sindicato Nacional dos Trabalhadores de Entidades com Fins Públicos. Entre as reivindicações, estão a reposição da carreira dos Técnicos Auxiliares de Saúde (TAS), a justa atribuição de funções inerentes aos TAS, a criação de um cartão de refeição e a atribuição de um subsídio de risco. Acima de tudo isto, pedem “respeito pelos profissionais que dão tanto a esta instituição”, pode ler-se num dos cartazes.

A greve de trabalhadores da função pública registou uma adesão global de 90%, segundo o sindicato que convocou a paralisação, que diz que os sectores da educação e saúde são os mais afectados.

Entre as principais reivindicações do STTS está a instituição do cartão refeição na Administração Pública “através de negociação em Acordo Colectivo de Empregador Público (ACEP), para o valor diário de 10 euros, livre de imposto” e a revisão das carreiras não revistas.

Leia o artigo na íntegra na edição nº394 do nosso jornal.

Artigos Relacionados