Ainda com duas jornadas por disputar, ao vencer o SU 1º Dezembro em sua casa por 2-1, o Lusitânia de Lourosa assegurou um lugar entre os dois primeiros classificados da Liga 3 e a subida à Segunda Liga.
A equipa da casa entrou praticamente a marcar, chegando à vantagem com 3 minutos jogados, na sequência de um pontapé de canto batido por Arsénio, o homem do jogo. A bola foi afastada pela defesa sintrense, mas o Lourosa devolveu para o interior onde Marcos Valente cabeceou forte, Fábio Duarte defendeu de forma incompleta e João Vasco não perdoou. Os visitantes demoraram pouco a repor o empate com um golo de Rui Silva, que, a cruzamento de João Freitas, marcou, de primeira e com o pé direito. O Lourosa voltou a marcar ainda antes dos 20 minutos de jogo. O golo da autoria de Sérgio Ribeiro surgiu após ataque rápido pela direita, com intervenção de Miguel Pereira e do calcanhar de Arsénio, que serviu de forma brilhante o colega de equipa.
No segundo tempo, a equipa visitante procurou o golo e chegou mesmo a marcar aos 54’. Na sequência de um livre lateral, Harramiz cabeceou para defesa de Ricardo Moura, mas marcou na recarga, só que o VAR anulou o golo por fora de jogo.
Os lusitanistas assumiram então o controlo da partida e foram gerindo até ao apito final e ao arrancar da festa da subida. Depois de uma fase de Apuramento de Campeão quase irrepreensível, com oito vitórias, dois empates e apenas duas derrotas nos 12 encontros disputados até agora, os lusitanistas conquistaram a tão almejada subida de divisão.
O triunfo frente aos sintrenses permitiu ao Lusitânia de Lourosa garantir de imediato a promoção e deixou em aberto a conquista do título que, com a vitória do Sporting B perante o Varzim, ao final da tarde de domingo, fica adiada para a próxima jornada, embora os lusitanistas apenas necessitem de um ponto para conquistarem mais esse marco histórico.

Tigres conquistam Taça Pecol com remontada
Com um ambiente de grande final no Estádio Municipal de Aveiro, Sporting de Espinho e Ovarense entraram em campo para