Fernando Raimundo Rodrigues e Manuel Ramos Costa entre os homenageados
A Câmara Municipal aprovou quinta-feira, 4 de julho, por unanimidade, a atribuição de medalhas municipais a personalidades, instituições e associações que deram ou têm dado um contributo relevante, individual ou coletivo, para o desenvolvimento e prestígio do município, em particular nas áreas do desporto, teatro e nas artes e ofícios.
As condecorações serão atribuídas numa cerimónia solene a 25 de julho, nas comemorações do Dia do Município.
Domingos Silva, presidente da Câmara Municipal, destacou a importância de o município reconhecer publicamente aqueles que, com o seu trabalho e empenho, têm contribuído para o crescimento e o bem-estar da comunidade. “Estas medalhas representam o nosso agradecimento e reconhecimento a todos aqueles que dedicaram o seu tempo, esforço e talento para tornar o município de Ovar um lugar melhor para se viver. Cada um dos homenageados, sejam individualidades ou organizações, é um exemplo de excelência e serviço à comunidade.”
Em concreto, o município irá atribuir uma medalha de ouro do município, uma medalha de mérito municipal ouro, sete medalhas de mérito municipal prata, cinco medalhas de mérito municipal cobre e cinco medalhas de bons serviços cobre.
A Medalha de Ouro do Município, a mais alta distinção atribuída pela Câmara Municipal, será concedida a Fernando Raimundo Rodrigues, ex-presidente da Câmara Municipal, governador civil e deputado, a título póstumo, conferindo-lhe, assim, o título de Cidadão Honorário de Ovar.
Em reconhecimento do serviço excecional e dedicação à comunidade, a Medalha de Mérito Municipal Ouro será entregue, também a título póstumo, a Manuel Ramos Costa (Manuel António da Silva Costa), pela sua inigualável carreira e serviço ao teatro e à cultura, no concelho e no país.
A Medalha de Mérito Municipal Prata será atribuída a António Saramago e Manuel Ramos, Fundadores do AFIS – Atletas Fim de Semana; a Manuel de Pinho Graça, ex-capitão da Ovarense; à octogenária atleta Joaquina Flores; a Pompílio Souto, conceituado arquiteto e plataformista; a Francisco Xavier Ferreira de Sousa, Tenente-General, Vice-Chefe do Estado-Maior do Exército; e ao conceituado escultor Luís Ferreira de Matos.
A Câmara Municipal irá, também, atribuir Medalhas de Mérito Municipal Cobre a Leandro Ribeiro (Sol D’Alma – Associação de Teatro) e a João Gomes (Grupo de Teatro Renascer), no âmbito do seu trabalho desenvolvido em prol do Teatro. Serão ainda atribuídas Medalhas de Mérito Municipal Cobre à Tanoaria Josafer e, no âmbito da Arte Xávega, às Companhas “Jovem” e “Buçaquinho”.
Recorde-se que as medalhas municipais são atribuídas anualmente pelo município como forma de reconhecer e agradecer o contributo de indivíduos e instituições que, de forma notável, servem e dignificam a comunidade local. Todas as distinções têm por base o Regulamento de Distinções Honoríficas do Município de Ovar.
Na imagem: Manuel Ramos Costa