Ovar elege “O Chibado” e a “Dulcíssima Vilã” como Reis do Carnaval para celebrar o humor e doçura local

Foto: CM Ovar

A Câmara Municipal de Ovar anunciou em comunicado os Reis do Carnaval de 2025: D. António, “O Chibado”, e D. Mafalda, “A Dulcíssima Vilã”. Os monarcas serão oficialmente apresentados à comunidade no dia 16 de Fevereiro, durante a tradicional Chegada do Rei e o Desfile das Piadas Coletivas.

A escolha dos Reis do Carnaval recaiu em dois nobres vareiros, numa homenagem a todos os munícipes que vivem e fazem desta festa um símbolo local. D. António dedicou 46 anos de serviço à Câmara Municipal de Ovar, já D. Mafalda tem o carnaval no sangue, com raízes que remontam ao envolvimento do pai na fundação da Charanguinha. A coroação dos Reis marca o início de um reinado pautado por uma agenda repleta de eventos e momentos de folia.

António Rilho trabalhou no Serviço de Higiene e Limpeza do município, e hoje, reformado, dedica-se à pesca, ao cinema e ao Carnaval. “O Chibado” encarna o espírito carnavalesco desde criança, quando fugia da mãe para vaguear pelas ruas em festa e subir aos carros alegóricos. Os primeiros passos na participação do Carnaval deveram-se ao irmão, que lhe pedia ajuda para levar as piadas sempre que conseguia eleger mais do que uma. A partir daí passou a ser um dos membros dos Vampiros, grupo onde esteve mais de 20 anos. Atualmente, mantém-se ativo no Carnaval como solista do Grupo Axu Mal e, ao aceitar o título de Rei, deixou claro que não abriria mão de cantar na Grande Noite de Reis.

A coroação de D. Mafalda como Rainha do Carnaval é o cumprimento de uma promessa antiga, feita há mais de 15 anos, quando conversou com António enquanto vendia bolas de Berlim na praia do Furadouro. Mafalda não hesitou em aceitar o pedido pois tem uma forte ligação com o Carnaval, especialmente à Escola de Samba da Charanguinha, com a qual sempre sonhou em desfilar. “A Dulcíssima Vilã” vem de uma família tradicional de doceiros de Ovar, os Vilões, e além de continuar a espalhar a doçura é uma entusiasta do Carnaval, dedicando-se a apoiar todos os grupos e a promover a festa.

Os Reis vão espalhar a “Vitamina da Alegria” e levar a magia do Carnaval de Ovar para as ruas da cidade.

Leia o artigo na íntegra na edição nº404 do nosso jornal.

Artigos Relacionados