Quem disse que fazer um pé-de-meia em Portugal é difícil?

Um guia para ter uma vida confortável

 

Muitas pessoas em Portugal têm dificuldades em poupar dinheiro, principalmente quando se trata de serviços essenciais como eletricidade, comunicações e gás natural. No entanto, é possível poupar dinheiro nesses serviços e melhorar a sua situação financeira de uma forma geral através de algumas táticas inteligentes e de um esforço consciente. Afinal, os portugueses são conhecidos pela sua capacidade de esticar os seus orçamentos até o último centavo. É como dizem: “Em Roma, sê romano” ou neste caso, “Em Portugal, sê português”.

Poupar dinheiro em Portugal tem sido objeto de controvérsia, com alguns dizendo que é um esforço difícil e às vezes até mesmo impossível. No entanto, não é bem assim. Portugal oferece várias opções para as pessoas pouparem dinheiro, sejam elas visitantes ou residentes.

O custo de vida juntamente com os rendimentos praticados no país são algumas das razões pelas quais algumas pessoas acham difícil fazer um pé-de-meia em Portugal. É uma verdade dura em grandes cidades como Lisboa e Porto, onde a alimentação e os transportes podem ser mais caros do que em outras regiões do país. No entanto, com um pouco de planeamento e dedicação, é possível poupar dinheiro e ainda ter uma vida digna de saborear.

Usar o sistema de transportes públicos é uma das melhores maneiras de poupar dinheiro, Portugal possui uma rede de transportes públicos bem desenvolvida, que é económica e eficiente. Assim pode-se salvar dinheiro em combustível e estacionamento ao utilizar os transportes públicos em vez de conduzir para todo o lado.

Outra opção para amealhar dinheiro é participar nas muitas atividades gratuitas ou de baixo custo disponíveis. Temos um país com uma rica herança cultural e há inúmeros museus, parques e locais históricos que são gratuitos ou têm um preço reduzido para visitar. Além disso, as praias do nosso país estão entre as melhores da Europa e por enquanto ainda não se paga.

 

E quanto às despesas domésticas?

O primeiro passo para poupar dinheiro na energia é estar ciente dos seus hábitos de consumo e implementar medidas de poupança de energia. Desligar as luzes e os aparelhos quando não estão a ser utilizados e adotar lâmpadas eficientes são algumas medidas que podem fazer uma grande diferença no custo das duas despesas no final do mês.

Além disso, alguns fornecedores de energia oferecem descontos aos clientes que consomem menos energia, portanto, certifique-se de se informar sobre estas oportunidades e aproveitar ao máximo. Pesquisar os melhores preços também pode ajudá-lo a salvar dinheiro na energia, portanto, saber regatear pode ser muito útil nestas ocasiões.

O mercado de energia em Portugal é competitivo, com vários fornecedores oferecendo diferentes tarifas e pacotes, portanto, vale a pena pesquisar os custos e escolher a melhor oferta para as suas necessidades e orçamento. Outro serviço vital que pode ser caro são as comunicações, mas aqui também há maneiras de salvar dinheiro. Aproveitar as ofertas de pacotes que incluem serviços de internet e telefone é um dos métodos mais eficientes para poupar dinheiro com as operadoras, mas o oposto também pode acontecer, então lembre-se de contratar apenas os serviços que você precisa e não o que os operadores de telecomunicações acreditam que vão satisfazer as suas necessidades.

Muitos fornecedores oferecem pacotes com desconto, portanto, certifique-se de se informar sobre eles e verificar os preços dos concorrentes, afinal pedir uma segunda opinião nunca fez mal a ninguém. Além disso, estar ciente dos seus consumos e eliminar serviços que você não precisa ou usa regularmente pode ser uma ajuda vital no que toca a poupar dinheiro nas comunicações.

As mesmas táticas que funcionam para a eletricidade podem ser usadas para reduzir as suas despesas no gás natural. Estar consciente dos seus padrões de consumo e implementar medidas de poupança de energia, como desligar os aparelhos a gás que não estiverem em uso tal como comprar itens eficientes em energia, podem fazer uma diferença significativa nos custos do final do mês do gás natural. Além disso, procurar as melhores tarifas e comparar os custos de vários fornecedores pode ser uma ajuda valiosa.

 

Principais pontos a recordar:

Poupar dinheiro em Portugal é um desafio, mas não é tão difícil se se souber onde procurar. Todos podem desfrutar de tudo o que Portugal tem para oferecer sem gastar muito, estando bem cientes dos seus gastos e consumos, usando medidas de poupança de energia e fazendo compras procurando os melhores preços e com tudo isto o seu esforço vai ser recompensado.

Então, da próxima vez que alguém disser que poupar dinheiro em Portugal é difícil, relembre-os das opções que existem.

 

Uma parceria Selectra | Jornal N

 

Artigos Relacionados