Rancho Folclórico de S. Martinho de Escapães completou 30 anos de actividade

O Rancho Folclórico de S. Martinho de Escapães completou no passado dia 17 de Abril 30 anos de actividade. “Têm sido 30 anos cheios de canseiras, mas, sobretudo, de muitas alegrias. Ao longo deste tempo percorremos o país, fomos a Espanha e fomos notícia nos jornais e telejornais nacionais, no evento da “Maior panela em ferro fundido”, declarou Lurdes Reis, representante da formação.

No Rancho há elementos que integram a coletividade desde a sua fundação. Alguns deles trazem, agora, os filhos para integrarem a formação cultural.

O Rancho Folclórico de S. Martinho de Escapães conseguiu vencer um “forte revés”, que foi a paralisação imposta pela pandemia, e que teve um efeito desmobilizador que afectou várias congéneres. Lurdes Reis conta que, na organização do festival …………, foram vários os grupos que comunicaram que não conseguiram reestabelecer as suas actividades após esse período.

A colectividade assume-se como um grupo de tradições, mas sem perder a rebeldia dos jovens que faz por acolher. Tem a consciência que é “um activo da freguesia e que isso lhes traz responsabilidades”.

A efeméride foi festejada no dia 22, no restaurante da sua sede.

Artigos Relacionados