S. Silvestre de Espinho a caminho da décima edição

Com cerca de dois mil participantes nas três vertentes da S. Silvestre de Espinho, terminaram os 10 quilómetros da prova principal 1385 atletas dos diferentes escalões, com Nuno Lopes do Vitória Futebol Clube (Setúbal) a cruzar a meta em primeiro lugar. A madrinha da prova Rosa Mota venceu o escalão de veteranas F60.

Com a promessa de que a prova volta às ruas de Espinho em janeiro de 2025 para comemorar uma década de existência, a 9ª edição da Corrida São Silvestre de Espinho terminou com a prova de 10 quilómetros a ser vencida por Nunos Lopes em masculinos e Carla Martinho em femininos, com a particularidade de a vencedora no feminino competir no escalão de F40. Em masculinos, o segundo lugar foi para um atleta que compete pela EV Peraltafil, equipa silvaldense.
Na classificação geral os 20 primeiros classificados foram: Nuno Lopes (Vitória FC – Setúbal), Ricardo Pereira (EV – Peraltafil), João Almeida (RD Águeda), Vítor Oliveira (GD Guilhovai), Avelino Sangahanle (Vitória FC – Setúbal), Filipe Ferreira (ACR de Vale de Cambra), Tiago Silva (Centro de Atletismo do Porto), Tiago Madureira (Vitória FC – Setúbal), Gil Maia (SC Espinho/António Leitão), Fábio Barbosa (AD Marco 09), Steven Sá (Running Doctors), Vítor Santos (EV– Peraltafil), Ângelo Pereira (SC Espinho/António Leitão), Sérgio Paiva (Clube Atletismo de Ovar), Artur Rodrigues (GD Guilhovai), Renato Sousa (EV – Peraltafil), Guilherme Martins (CCSJM), Mário Ibarra (GD Ronda), Jorge Cubal (GD Guilhovai), Paulo Pinto (individual).
No escalão sénior feminino, ficaram nos dez primeiros lugares da prova as seguintes atletas: andreia Santos (CSRDC Santiago), Joana Nunes (RD Águeda), Marta Martins (GD Guilhovai), Patricia Ferreira (SC Espinho/António Leitão), Raquel Cirne (Grecas – Vagos), Justyna Wojcik (Atlético Póvoa), Cristiana Santos (SC Espinho/António Leitão), Isabel Silva (Team Isabel Silva), Inês Gonçalves (AFIS – Ovar) e Catarina Pinhal (The Believers – LS Fitness).
Em sub-23, Telma Pinho, Lara Costa (Arada Atlético Clube) e Inês Correia (CD Feirense) ocuparam o pódio feminino, enquanto Tiago Silva (Centro de Atletismo do Porto), Guilherme Martins (CCSJM) e Rui Ferreira (SC Espinho/António Leitão) foram os vencedores no masculino.
As provas de veteranos na vertente feminina foram vencidas por Carla Martinho (RD Águeda) em F40, Regina Maria Gilvaz (NA Cucujães) em F50 e a madrinha da prova, Rosa Mota em F60.
Em veteranos masculinos, o vencedor dos M40 foi Vítor Oliveira (GD Guilhovai) com Vítor Santos da EV – Peraltafil a terminar em segundo, em F50 venceu António Fernandes (GD Guilhovai) e em F60 subiram ao pódio António Jesus (Nascidos para Correr), Américo Valente (Serviços Sociais Culturais dos Trabalhadores do Município de Ovar) e Carlos Fazendeiro (GD Ronda).
Além das centenas de participantes na S. Silvestre Kids, caminhada e nos 10 quilómetros de prova competitiva, muitos espinhenses e não só encheram as ruas da cidade para verem os atletas passarem e usufruirem das muitas atividades que foram animando as diversas artérias por onde passou a prova.
Referência ainda para a grande adesão dos clubes do concelho à prova, com representação em vários pódios dos diferentes escalões e para a adesão do movimento Running Espinho com as cerca de quatro dezenas de camisolas dos laranjinhas, a distinguirem-se bem entre as centenas de participantes.

Artigos Relacionados