As recriações históricas dos últimos momentos da vida terrena de Cristo, envolvendo mais de 200 actores e a comunidade, diferenciam a Semana Santa de Santa Maria da Feira das demais em todo o país.
Santa Maria da Feira transforma-se, durante a Semana Santa, que no calendário cristão se inicia no Domingo de Ramos (24 de Março) e se prolonga até ao Domingo de Páscoa (31 de Março), num palco vivo onde cada rua, cada praça e cada jardim contam uma história de fé, sacrifício e esperança.
A Entrada Triunfal em Jerusalém inaugurou, ontem, domingo, o leque de recriações. Segue-se a Última Ceia, no dia 27 de Março às 21h30, no exterior do Museu do Convento dos Loios. A encenação convida o público a envolver-se e a fazer parte de momentos de profunda intimidade e interioridade de Jesus com os seus discípulos.
A 29 de Março, Sexta-feira Santa, às 21h30, realiza-se a Via Sacra entre o Palácio da Justiça e o Castelo. A recriação mais emocionante e contemplativa da Semana Santa representa a jornada de Jesus desde a sua condenação até à sua crucificação. A Via Sacra é uma meditação sobre o sacrifício de Jesus, permitindo não só aos fiéis, mas a todo o público, reflectirem sobre o peso do sofrimento humano e a redenção através do sacrifício.










