Realizou-se no dia 17 de Outubro a reunião ordinária da Câmara Municipal de Ovar, no Salão Nobre da Autarquia.
No Período de Antes da Ordem do Dia, entre outros assuntos:
- Destacaram-se as reuniões realizadas com as Juntas de Freguesia para recolha de contributos e apresentação de propostas para o Orçamento e Grandes Opções do Plano de 2025 do Município.
- Relevou-se o arranque de uma nova edição do Orçamento Participativo Municipal, com o início das sessões de apresentação de propostas que acontecerão nas oito freguesias do concelho.
- Foi realçado que o Município recebeu novamente a bandeira de Autarquia Mais Familiarmente Responsável, um galardão atribuído pelo Observatório de Autarquias Familiarmente Responsáveis, que a Câmara de Ovar tem conquistado desde 2016.
- Foi também elogiado o decurso da programação do Mês Sénior, ao longo do mês de Outubro, com diversas iniciativas nas quais se incluem sessões de actividade física, tardes cinematográficas, jogos de mesa inter-instituições, torneios de sueca, noite de fados, hidro sénior e acções de prevenção de maus tratos em idosos, entre tantas outras.
- Relevou-se também a realização do Ovar Expande, uma mistura de artes e cinema, que fez de Ovar, durante 3 dias, o palco de um ecossistema criativo, onde “a arte e o ofício de pensar, fazer e trabalhar a música podem ser vistos, numa estreita ligação ente artistas, público e equipas de produção”.
- Foram ainda abordados diversos temas, entre os quais o ponto de situação da requalificação do Vela Areinho, a política cultural do concelho, a empreitada do Centro Escutista do Buçaquinho e os constrangimentos na recolha de resíduos urbanos no concelho, que decorre das dificuldades da ERSUC em receber esses resíduos nas suas instalações.
Leia o artigo na íntegra na edição nº392 do nosso jornal.