Apresentados os Projectos Criação da Polícia Municipal e da rede de videovigilância

No dia 5 de Fevereiro foram apresentados em reunião em sede de Conselho Municipal de Segurança os projectos de criação da Polícia Municipal e da rede de videovigilância. Os membros do Conselho Municipal de Segurança tomaram conhecimento dos trabalhos em curso e ainda houve oportunidade para trocar ideias.

No que diz respeito à criação da Polícia Municipal, o projecto de regulamento de funcionamento será sujeito à fase de discussão pública nas próximas semanas. Depois seguirá para a Assembleia Municipal e caso votação favorável terá ainda de ser ractificado pelo Conselho de Ministros antes da execução. Por esta razão, só em 2026 é que se prevê que tudo estará em conformidade para a criação da Polícia Municipal de Espinho.

Quanto à rede municipal de vigilância, o investimento será da Câmara Municipal de Espinho, no entanto, a exploração operacional será uma competência a cargo da Polícia da Segurança Pública. Para o efeito, o município vai designar um grupo de trabalho específico. O concurso público de contratação neste âmbito prevê-se para os próximos meses.

Neste sentido a autarquia “está empenhado em garantir que Espinho é cada vez mais um destino seguro, acompanhando as necessárias evoluções em matéria de segurança e proximidade aos cidadãos.”, lê-se no site oficial do Município de Espinho.

Leia o artigo na íntegra na edição nº406 do nosso jornal.

Artigos Relacionados