Foto: CM Ovar
Investimento superior a meio milhão de euros vem dar resposta a um anseio da população
O Município de Ovar inaugurou na passada quarta-feira, 25 de Setembro, a Casa Mortuária de Cortegaça. Trata-se de um investimento total de 528 409,86€ que marca a conclusão do trabalho de requalificação urbana do espaço envolvente da Igreja Matriz e que vai ao encontro do desejo dos munícipes e das necessidades da freguesia. Na cerimónia marcaram presença Domingos Silva, Sérgio Vicente, João Pedro Braga da Cruz, António Sá, e demais elementos do executivo municipal.
No momento dos discursos, Sérgio Vicente fez questão de agradecer pessoalmente a dois cidadãos beneméritos que disponibilizaram terrenos para a obra, assim como ao engenheiro Carlos Violas e ao arquitecto Luís Miguel Carvalho.
Já o presidente da Câmara descreveu o equipamento como “mais do que uma casa mortuária, uma obra de arte”, destacando “mais um compromisso cumprido” com os ovarenses. “Esta é uma obra importante para todos os cortegacenses que têm, agora, um equipamento de excelência para, nos momentos mais dolorosos, se despedirem dos entes queridos com dignidade”, destacou Domingos Silva, acrescentando que “a arquitectura do espaço procurou aproximar a linguagem do edifício à simbologia e tradição do luto”
A obra culmina o trabalho de requalificação do espaço envolvente da Igreja Matriz de Cortegaça que, como defende o autarca, “ganhou nova centralidade e urbanidade”.
Leia o artigo na íntegra na edição nº388 do nosso jornal.