No sábado, dia 7 de Dezembro, em terras de Santa Maria da Feira, a casa do Centro Luso Venezolano foi palco de uma festa vibrante que trouxe à tona os núcleos, sabores e sons tradicionais de Natal da Venezuela, refletindo a riqueza de sua cultura.
O evento teve lugar no amplo salão nobre da casa, onde foi montado um verdadeiro bazar `Navideño´ de iguarias gastronómicas, artesanato e música típica do país.
As bancas de vendas estavam espalhadas pelo espaço, oferecendo desde roupas, bijuterias a objetos artesanais e prendas originais, perfeitas para presentear pessoas especiais.
A gastronomia venezuelana também teve destaque, com deliciosas opções como cachapas, hallacas, empanadas, tequeños, o tradicional doce tres leches, além de bebidas características como malta, ponche crema e a chicha, que encantaram e `mataram´ as saudades de muitos visitantes.
A animação foi garantida para todas as idades. As crianças divertiram-se com pinturas faciais, e brincaram nos insufláveis enquanto a presença do Pai Natal trouxe um toque especial ao evento, com surpresas e prendas aos meninos presentes.
A festa ainda contou com a visita de Marco Santos, representante do Pelouro da Cultura da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, que marcou presença para prestigiar o Centro Luso Venezolano, mostrando desta forma que estes tipos de eventos são importantes para a integração cultural do município.
A noite foi comemorada de forma garantida, com o Gaitazo, um tipo de música tradicional de Natal, tocada ao vivo, animada e com ritmos quentes que contagiaram todos no salão. A tradicional Hora Loca, com máscaras, óculos e muita luz fechou a noite por volta das 4h da madrugada, mas a animação ainda estava no auge, deixando todos com um gosto de “quero mais”.
Este evento, que destacou a cultura venezuelana, além de ser uma celebração de gastronomia e tradição de Natal, também foi um exemplo de como as comunidades internacionais podem se reunir e promover a troca de experiências.
Leia o artigo na íntegra na edição nº399 do nosso jornal.