Cercifeira recebeu visita do bispo da Diocese do Porto

“É notável a forma como gere a Cercifeira” – bispo D. Manuel Linda

Cercifeira recebeu no dia 7 de Novembro, passada quinta-feira, o Bispo da Diocese do Porto D. Manuel Linda. O bispo foi recebido com entusiasmo, alegria e carinho por todos os utentes da Cerci.

Estava tudo preparado por toda a equipa, desde funcionários, auxiliares e utentes para receber a bênção divina. “Braços no ar para gritar, braços a abrir para acolher, braços em cruz para dizer, aqui está Jesus”, foi assim que foi recebido o Bispo D. Manuel Linda com música e encenação dos utentes com necessidades especiais.

O presidente da Instituição, e também professor, Rocco Di Bernardo, disse que “era um dia muito especial para a Cercifeira”. “São 45 anos ao serviço das pessoas que mais precisam”, sublinhou.

O responsável começou por explicar ao Bispo D. Manuel Linda, que os serviços da instituição foram sendo alargados “para cada vez mais dar as respostas necessárias a um público especial”. “São quatro edifícios com um leque muito alargado de serviços, que vai desde a infância até à terceira idade”, referiu Rocco Di Bernardo.

As valências passam pelo Centro de Actividades Ocupacionais, Rendimento Social de Inserção, Serviço de Apoio Domiciliário, Formação Profissional, Sonho da criança, Escola de Ensino Especial, Centro de Recursos para a Inclusão e lar Residencial.

De seguida alguns elementos da Cercifeira mostraram as suas aptidões e ensinamentos desenvolvidos em contexto institucional. “Aprendemos a crescer, falar, escrever, ler, pintar e fazer trabalhos”, leu um dos meninos especiais ao bispo D. Manuel Linda.

Numa cerimónia singela, emotiva e cheia de sentido, todos estavam entusiasmados para mostrar os seus dotes.

Houve vários momentos de actuação, e ninguém ficou indiferente. O professor Rocco Di Bernardo tocou clarinete em conjunto com duas alunas especiais, que se mostraram ao mais alto nível profissional. Cronometradas e afinadas, tocaram violino e cantaram, numa apresentação notável.

O Bispo D. Manuel Linda disse que “estava de coração cheio pela forma que foi recebido na Cercifeira”. “Sabia que as pessoas de Santa Maria da Feira eram muito simpáticas, mas não sabia que cantavam tão bem”, referiu.

O presbítero dirigiu as suas palavras ao presidente da instituição, Rocco di Bernardo, dizendo que “é notável a forma como gere a Cercifeira”.

“Vejo nesta casa o melhor que temos na sociedade. Sermos amigos e preocuparmo-nos é contribuir para a felicidade das pessoas, para que possam ter alegria de viver”, sublinhou D. Manuel Linda.

Leia o artigo na íntegra na edição nº394 do nosso jornal.

Artigos Relacionados