Diplomas paraolímpicos para atletas de Lourosa e Espinho

Carla Oliveira, atleta natural de Lourosa, foi uma das representantes portuguesas nos jogos Paraolímpicos de Paris tendo conquistado um diploma correspondente à sexta posição na modalidade individual de Boccia (BC4). Os atletas André Ramos e Ana Catarina Correia, que competem pelo SC de Espinho e integram o projeto municipal “Desporto para Todos” também estiveram em Paris 2024, onde André Ramos foi quinto, alcançando outro diploma paralímpico.

Aos 35 anos, a atleta feirense, natural de Lourosa, Carla Oliveira representou Portugal pela terceira vez nos Jogos Paralímpicos, na modalidade de Boccia, tendo alcançado os quartos-de-final, sendo derrotada por Ximei Lin (CHI), que venceu por 5-2.

André Ramos, competidor na classe BC1, teve uma estreia auspiciosa ao vencer o canadiano Lance Cryderman por expressivos 7-0 no primeiro encontro da fase de grupos. O atleta português continuou a impressionar no seu segundo jogo, protagonizando uma notável reviravolta contra John Loung, de Hong Kong. Após estar em desvantagem por 6-0 no segundo parcial, Ramos conseguiu dar a volta ao resultado, vencendo por 7-6.

Com estes resultados, André Ramos garantiu a passagem aos quartos-de-final, onde defrontou o sul-coreano Sungjoon Jung, perdendo por 3-2 e terminando a participação singular em Paris 2024 no 5.º lugar e com o Diploma Paralímpico. André Ramos ainda competiu na equipa BC1/BC2 de Boccia, com Cristina Gonçalves e David Araújo.

Por seu turno, Ana Catarina Correia, a competir na classe BC2 feminina, enfrentou maiores dificuldades na sua participação. No seu primeiro jogo, a atleta portuguesa foi derrotada pela britânica Kayleigh Haggo por 6-2. No segundo e decisivo encontro da fase de grupos, Ana Correia demonstrou grande determinação, mas acabou por ceder perante a sul-coreana Soyeong Jeong, perdendo por 4-3.

Estes resultados ditaram o fim da participação de Ana Catarina Correia nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024, não conseguindo a atleta a qualificação para a fase seguinte da competição, na sua primeira participação em Jogos Paralímpicos.

Artigos Relacionados