Emanuel Oliveira é o candidato do PS à Câmara Municipal de Ovar

“Um futuro com rumo” é o nome da moção que lança a candidatura

Findo o tabu: sem surpresa, Emanuel Oliveira é o candidato do PS à presidência da Câmara Municipal de Ovar. Em carta aberta, que abaixo reproduzimos, o socialista propõe reencontrar-se com o rumo dos executivos de PS de Armando França e Manuel Oliveira, contrapondo ao “marasmo” e “estagnação” dos mandatos do PSD dos últimos doze anos.

A Comissão Política Concelhia do Partido Socialista de Ovar entendeu, por unanimidade, propor-me como candidato do PS à presidência da Câmara Municipal. Após profunda reflexão, ponderação e diálogo com muitos concidadãos – dotados de diferentes sensibilidades sociais e políticas -, entendi aceitar o desafio, sabendo que, além de uma honra, é, sobretudo uma enorme responsabilidade. Esta é uma tarefa que nunca poderia assumir se não estivesse absolutamente preparado para ela.

Não me seduz o poder pelo poder. Não me candidato por razões de ambição pessoal, pois tenho uma actividade profissional e académica numa área que sempre me apaixonou, assim como uma vida pessoal estável e tranquila. Candidato-me, isso sim, por uma forte sensação de dever e por uma profunda convicção pessoal que posso fazer diferente e (muito) melhor por Ovar: cresci, enquanto pessoa e cidadão, num concelho exemplarmente gerido por autarcas do Partido Socialista: um concelho que então tinha um rumo de desenvolvimento claro em múltiplas áreas, da habitação à economia, do emprego à cultura e educação, do associativismo à solidariedade social, da preservação ambiental às infraestruturas. Cresci num concelho que se destacava pelo seu brilho e crescimento sustentável em relação aos concelhos limítrofes e vizinhos. E o que temos ao fim de doze anos do PSD à frente do destino da autarquia? O absoluto contraste: um concelho estagnado, parado no tempo, uma governação feita de eventos isolados e incapaz de, em mais de uma década, revelar um pensamento estruturado e fundamentado, uma ideia clara, um vislumbre de rumo e visão orientadora de futuro para Ovar e para a sua gente. Tivemos uma governação PSD que desbaratou inúmeras oportunidades de desenvolvimento económico, de captação de indústrias e investimento, de inovar a sério com o apoio dos fundos comunitários e com o capital deixado pelos autarcas do PS. Ovar perdeu brilho e empalideceu. Urge mudar este estado de coisas, antes que se torne irreversível.

Por isso sou candidato. Antes de mais e acima de tudo, por entender que o serviço público e a defesa do bem comum devem também estar presentes nas nossas vidas. Dei já o meu contributo como dirigente associativo. Entendi aceitar, agora, este desafio bem mais complexo e exigente, mas, para o qual assumo, sem falsas modéstias: estou preparado e apoiado numa visão clara do rumo a seguir em direcção ao futuro.

Conheço bem a dinâmica da gestão municipal. Tenho um profundo conhecimento da realidade e dos desafios que se colocam à nossa comunidade e ao nosso concelho. Estou pronto para assumir o leme e reorientar o rumo do nosso concelho em direcção ao seu justo lugar e às aspirações dos nossos cidadãos.

Aceitei candidatar-me em nome de valores em que acredito e que considero absolutamente necessários na gestão municipal e na acção política: rigor e transparência, competência e capacidade de trabalho, responsabilidade e seriedade, democracia e pluralismo.

Aceitei candidatar-me porque é urgente um rumo para o concelho, definição clara de objectivos e prioridades, estratégias bem assumidas e gestão criteriosa dos recursos. Aceitei candidatar-me em nome de um desenvolvimento sustentável para o nosso concelho, de políticas estruturais claras na cultura, na acção social, no ambiente e qualidade de vida, no desporto, na educação, na saúde, na habitação, no planeamento e ordenamento do território, nos transportes, mobilidade e acessibilidades, no turismo, na protecção civil e segurança, na própria gestão municipal.  Aceitei candidatar-me porque sei que, com pessoas competentes e dinâmicas, disponíveis para o programa de acção que temos e daremos a conhecer, é possível assumir esse rumo que garanta mais e melhor desenvolvimento e qualidade de vida no nosso concelho.

Temos memória da gestão socialista em Ovar. E temos registo da ausência de rumo, do marasmo, da falta de estratégias, disfarçados com populismos, dos últimos anos. E sabemos que os munícipes de Ovar querem e têm direito a um presente e um futuro melhor. É um futuro com rumo e um futuro com todos a razão de ser da minha candidatura.

A todas e todos, a mudança está nas nossas mãos.

Obrigado,

Emanuel Oliveira

Artigos Relacionados