Escola de Artes e Ofícios abre as portas à criação de novas músicas

Ovar Expande promove pela primeira vez uma residência artística

Pela primeira vez, o Ovar Expande vai contar com uma residência artística. Uma aposta do Município de Ovar na criação de novas músicas e que visa estimular e dar todas as condições para que os artistas locais apostem e explorem universos criativos diferentes. Laura Rui foi a primeira a receber o desafio, desta iniciativa que veio para ficar. A Escola de Artes e Ofícios é o espaço para a criação, a artista vareira, que se apresentar de forma inédita em banda, prepara um espectáculo único que será apresentado, em estreia absoluta, no primeiro concerto desta que é já a quinta edição.

“Damos mais um passo para reforçar a proximidade, a participação, a criatividade e a singularidade deste conceito, promovendo, pela primeira vez, uma residência artística que resultará na criação de um espectáculo único e que fará a abertura do Ovar Expande 2024”, destaca Alexandre Rosas, vice-presidente da Câmara Municipal, que adianta que esta iniciativa surge “na perspectiva de capacitação e valorização de competências artísticas de agentes locais e visa estimular a experimentação e a colaboração artística”.

A criação e o envolvimento dos artistas locais e da comunidade em projectos relevantes têm sido apostas centrais do Município de Ovar. “As residências artísticas são práticas recorrentes da Câmara Municipal de Ovar na programação municipal, percorrendo os diversos espaços culturais e dando oportunidades de criação artística a agentes culturais de Ovar e nacionais nas diversas áreas de actuação”, explica o autarca, com a certeza dos resultados. “Ganham os projectos, os intervenientes, o público e o território”, remata.

Leia o artigo na íntegra na edição nº391 do nosso jornal.

Artigos Relacionados