Município de Ovar tem 100 mil euros para executar projectos dos munícipes

Créditos: CM Ovar

Orçamento participativo não chega a representar 3% da receita corrente 

O Município de Ovar vai disponibilizar 100 mil euros para concretizar propostas dos ovarenses. A 8.ª edição do Orçamento Participativo de Ovar arrancou no dia 16 de Outubro em Cortegaça. Todos os munícipes recenseados no concelho podem participar e dar o seu contributo para o desenvolvimento do território. Estimular a cidadania dos munícipes, envolvendo-os na vida autárquica e promover a transparência da actividade municipal são objectivos centrais do projeto que “quer pôr os cidadãos no centro da decisão”, pode ler-se em nota de imprensa.

“No Orçamento Participativo todos os munícipes podem ter uma palavra a dizer sobre os destinos da sua rua, freguesia e concelho. Neste sentido, damos continuidade a este projecto, porque entendemos que é fundamental reforçar a ideia de que todos podemos dar o nosso contributo para o desenvolvimento do nosso concelho”, sublinha Ruben Ferreira, vereador responsável pela iniciativa, que deixa um convite à participação. “Com o objectivo de termos mais projetos na fase de votação, mais subscritores e mais pessoas a votar, queremos intensificar os processos de diálogo, o espírito de iniciativa e o efectivo envolvimento dos cidadãos na execução de propostas que visem o bem-comum e a melhoria da qualidade de vida dos munícipes”.

A fase de recolha de propostas decorre de 16 de Outubro a 9 de Novembro, exclusivamente, nas oito sessões de apresentação que vão decorrer em Arada, Cortegaça, Esmoriz, Maceda, Ovar, São João, São Vicente de Pereira e Válega. Cada cidadão, numa ou mais sessões de apresentação, pode candidatar até duas propostas que, para passarem à fase seguinte, têm de ser subscritas pelo mínimo de cinco pessoas, as quais só podem apoiar uma única proposta em todo o processo.

Leia o artigo na íntegra na edição nº391 do nosso jornal.

Artigos Relacionados