Feira abre inscrições para 250 fogaceiras

A partir do dia 25 de Novembro no portal do Município

No dia 25 de Novembro, hoje, às 20h00, a Câmara Municipal de Santa Maria da Feira abre as inscrições para a participação de 250 meninas na Festa das Fogaceiras, celebrada a 20 de Janeiro, feriado municipal. À semelhança de edições anteriores, o formulário estará disponível exclusivamente online, no portal do Município, com um limite máximo de 280 candidaturas, sendo as últimas 30 destinadas a uma bolsa de suplentes, para acautelar desistências.

As 280 inscrições (250 efectivas e 30 suplentes) serão validadas por ordem de chegada, tendo em conta o dia e a hora de cada registo de inscrição com sucesso, garantindo igual oportunidade a todas as meninas que desejam participar.

A limitação do número de fogaceiras às 250 visa garantir as melhores condições de comodidade a todos os elementos que integram as cerimónias religiosas, permitindo que a comunidade da paróquia, frequentadora assídua da Igreja Matriz de Santa Maria da Feira ao longo de todo o ano, possa assistir à Missa Solene com Bênção das Fogaças.

Podem inscrever-se meninas residentes ou estudantes no concelho de Santa Maria da Feira que completem, no mínimo, 8 anos de idade até ao final de 2025. Assim, a partir das 20h00 de 25 de Novembro, os pais ou encarregados de educação devem submeter o formulário, que ficará disponível em www.cm-feira.pt/fogaceiras2025, devidamente preenchido. De imediato, será gerada uma mensagem de confirmação de submissão da inscrição com sucesso. A partir de 2 de Dezembro, a organização remeterá um email a cada responsável, especificando o tipo de inscrição validada (efectiva ou suplente).

Manual de boas práticas

Antes da pausa lectiva de Novembro, a Câmara Municipal de Santa Maria da Feira fez chegar a todos os agrupamentos de escolas do concelho o manual de boas práticas “Traje da Fogaceira”, que será entregue a todas as alunas do 2.º ano do 1.º Ciclo, idade correspondente à primeira participação das meninas no Cortejo Cívico e Procissão da Festa das Fogaceiras.

Editado pelo Município, este manual integra um conjunto de informação útil e prática sobre a mais emblemática festividade religiosa do território, que em 2025 vai homenagear as Fogaceiras no Mundo, bem como recomendações sobre a forma de trajar e desfilar no dia 20 de Janeiro, apresentando detalhes sobre o traje da fogaceira, composto pelo vestido, meia-calça, luvas e sapatos brancos, para além do casaco, também ele branco, mas opcional.

Leia o artigo na íntegra na edição nº397 do nosso jornal.

Artigos Relacionados