Município de Espinho oferece vacinas contra Rotavírus e Meningite

As crianças espinhenses nascidas a partir de 1 de Outubro de 2024 podem agora aceder ao Programa Municipal de Apoio à Vacinação Infantil de Espinho. A autarquia de Espinho está a oferecer a vacinação gratuita contra o Rotavírus e a Meningite às crianças nascidas no concelho. O pedido deve ser feito através de um formulário próprio e acompanhado de outros documentos. A disponibilização das vacinas será feita nas farmácias aderentes.

O Programa Municipal de Apoio à Vacinação Infantil de Espinho visa assegurar a comparticipação integral das vacinas contra o Rotavírus, com nome comercial de Rotarix, cuja toma é feita em duas doses, a partir das seis semanas de vida do bebé e durante os 12 meses. Incluída na comparticipação está ainda a vacinada da Meningite tomada em três doses, a partir das seis semanas de vida e antes dos seis meses. Ambas as vacinas não se encontram contempladas no Plano Nacional de Vacinação e podem ser pedidas para as crianças nascidas a partir do dia 1 de Outubro de 2024, desde que obedeçam às condições de acesso previstas nas “_Normas de organização e funcionamento do “Programa municipal de Apoio à Vacinação Infantil de Espinho”.  Os requisitos de acesso ao programa são: residir no concelho de Espinho e ter aí o seu domicílio fiscal; não usufruir de outro tipo de apoio para o mesmo fim; apresentar a prescrição médica da vacina efectuada pelo médico de família do Serviço Nacional de Saúde ou de outro médico neste âmbito e não possuir dívidas para o Município de Espinho, sem prejuízo das situações em que exista plano de pagamento de regularização de dívida válida e em vigor.

Na página do Município pode ser feito o download do requerimento e consultado o edital e as normas de funcionamento do programa. Para mais informações os interessados podem também enviar e-mail para o Atendimento Municipal de Espinho geral@cm-espinho.pt.

Leia o artigo na íntegra na edição nº397 do nosso jornal.

Artigos Relacionados