GD Ronda: “Fazemos da nossa casa a nossa fortaleza”

No arranque para uma nova época, o GD a Ronda aposta no regresso à sua casa, no Complexo Desportivo de Guetim, e quer fazer um campeonato tranquilo, apresentando um plantel mais equilibrado, com novas caras que vêm colmatar algumas lacunas sentidas na época passada, como explicou o técnico Carlos Camarinha ao Jornal N.

A época passada do GD A Ronda ficou marcada por muitas empates e por uma mudança de casa a meio da época que terá prejudicado o desempenho da equipa a treinar em Guetim e jogar em Nogueira da Regedoura.
No arranque da nova época, “o objetivo passa por fazer melhor do que a época passada o que é uma obrigação, porque a época não nos correu tão bem como a primeira. A decisão que tomamos de não competir em Guetim prejudicou-nos, de contrário poderíamos ter atingido o sexto lugar, objetivo a que nos tínhamos proposto”, explica Carlos Camarinha.
O GD Ronda disputa a sua terceira temporada na I Divisão Distrital – Zona Norte da Associação de Futebol de Aveiro e no plantel para a época 2024-25 surgem muitas caras novas, várias oriundas do promovido Relâmpago Nogueirense.
Segundo o técnico guetinense, “estes foram jogadores que durante o ano fomos estudando e que consideramos que encaixariam no ambiente que se vive no GD Ronda. Tínhamos algumas lacunas na baliza, na vertente defensiva também tínhamos de fazer algumas adaptações e, este ano, felizmente conseguimos ter, mais ou menos, dois jogadores para cada posição. Nesse sentido acho que com a equipa que formamos temos um plantel muito mais equilibrado e que nos dá garantias para a próxima época”.
Quanto a objetivos concretos: “Temos equipa que nos dá garantias para fazermos um campeonato tranquilo e lutarmos pelos três pontos em todos os campos. Não partimos com esse objetivo, mas se numa parte do final do campeonato estivéssemos numa posição que nos abrisse outros objetivos, abraçaríamos, com todo o gosto, uma possível subida, até porque acho que temos valor para isso”.
Apesar das várias caras novas, a decisão mais relevante do clube para a nova época passa pelo regresso ao Complexo Desportivo de Guetim, que Carlos Camarinha justifica “Depois de analisar a época passada considerámos que saímos prejudicados com a decisão de sairmos de Guetim e vamos corrigir essa decisão. Na altura tivemos de ir para outro campo porque não tínhamos balneários e queríamos o máximo de condições para a equipa. Neste momento estamos a fazer todas as diligências para conseguir as condições de que precisamos em Guetim para podermos regressar. Temos a garantia da Câmara de que as obras serão feitas, se tal não se concretizar o nosso presidente vai assumir as obras porque está decidido que é em Guetim que vamos jogar”.
Para o treinador esta decisão fará a diferença na nova época. “Toda a gente sabe que fazemos da nossa casa a nossa fortaleza. Tanto na subida da II distrital como na primeira época que disputamos a I divisão foi em nossa casa que fizemos das fraquezas força e conseguimos reviravoltas históricas contra emblemas até de outros patamares. 80 por cento dos nossos pontos foram obtidos em casa”, sublinha.

Plantel 2024-25

Guarda – Redes
Diogo Tinoco – 25 anos (CD Candal)
Luiz Borges – 21 anos (FC Cesarense)

Defesas
Renato Cardoso – 27 anos (Gens SC)
Daniel Silva – 28 anos (5ª época no GD Ronda)
Ricardo Carvalho 29 anos (AD Grijó)
Diogo Gonçalves – 30 anos (2ª época no Ronda)
Malecas – 22 anos (Relâmpago Nogueirense)
Bruno Ferreira – 20 anos (2ª época no Ronda)
Elias Filipe – 24 anos (2ª época no Ronda)

Médios
João Ramos – 27 anos (4ª época no Ronda)
Paulo Neves – 32 anos (Gulpilhares FC)
André Silva – 33 anos (4ª época no Ronda)
Diogo Santos – 20 anos (Relâmpago Nogueirense)
Chiquinho (André Paulo Pinto) – 29 anos (2ª época no Ronda)
Tsubasa (Hugo Miguel Ferreira) – 38 anos (3ª época no Ronda)

Avançados
Diogo Amorim – 22 anos (Relâmpago Nogueirense)
Vando Alves – 33 anos (3ª época no Ronda)
Paulinho Leite – 25 anos (7ª época no Ronda)
Rafael Ramalho – 23 anos (Relâmpago Nogueirense)
Carapau (Hélder Resende) – 25 anos (Relâmpago Nogueirense

Artigos Relacionados