Na semana passada o Município de Espinho anunciou que o projecto do Centro Integrado de Saúde da Marinha de Silvalde recebeu o visto do Tribunal de Contas. Desta forma as obras podem avançar.
“Graças ao trabalho incansável da presidente da Câmara Municipal de Espinho, Maria Manuel Cruz e ao empenho da autarquia, este projecto fundamental para a nossa comunidade tornou-se uma realidade. As obras arrancam de imediato, trazendo um espaço moderno, eficiente e acessível para cuidar da saúde de todos.”, pode ler-se na página oficial do Município de Espinho.
O Centro Integrado de Saúde da Marinha de Silvalde tem financiamento aprovado e contractualizado ao abrigo da Componente C3 – Respostas Sociais do Plano de Recuperação e Resiliência e “Operações Integradas em Comunidades Desfavorecidas na Área Metropolitana do Porto”, no âmbito do Mais Saúde.
Recorde-se que o projecto para o Centro de Saúde foi apresentado em Julho de 2024 numa conferência de imprensa dada nos Paços do Concelho pela autarca Maria Manuel Cruz. O investimento de cerca de um milhão de euros prevê que o edifício da antiga Escola Primária da Marinha seja dotado de diversas valências, entre as quais, Unidade de Saúde Primários e Unidade de Saúde Continuados nas vertentes de saúde oral, pública e assistencial. Na altura a edil, destacou que no Centro Integrado de Saúde da Marinha de Silvalde será dado “especial enfoque” aos cuidados de saúde materno-infantil e cuidados continuados, com acesso a uma ampla sala de ginásio e recuperação.