Foto: Parlamento
O Movimento 2030 foi convidado a integrar a comissão nacional responsável pela petição pública que pede a conclusão do processo de desagregação de freguesias a tempo das eleições autárquicas de 2025.
O convite mereceu a aceitação do Movimento 2030, numa deliberação interna que recolheu unanimidade. Neste processo, que decorre na Assembleia da República desde 2022, estão contempladas 182 Uniões de Freguesias e mais de um milhão de eleitores, incluindo as freguesias de Arada, São Vicente de Pereira Jusã, São João de Ovar e Ovar.
Por ser voz activa na defesa da desagregação das freguesias, a inclusão do Movimento 2030 nesta comissão nacional foi uma opção natural dos seus membros. O objectivo comum é o de devolver a identidade e autonomia merecida a todas estas freguesias.
Com vista a alcançar este objectivo, foi pedida uma audiência ao Presidente da República e lançada uma petição online, com o título “Pela conclusão do processo de desagregação de freguesias ao abrigo do procedimento especial, simplificado e transitório previsto na Lei n.º 39/2021, de 24 de Junho, a tempo das eleições para os órgãos das autarquias locais de 2025”.
Leia o artigo na íntegra na edição nº387 do nosso jornal.